Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,075
Política


Oito pré-candidatos seguem firmes na disputa para prefeito em Lafaiete

Lista de prefeitáveis pode ser reduzida para cinco nomes após as convenções partidárias e o crivo da Justiça Eleitoral



Fotos: divulgação


 

 

André Menezes (PSDB), Giuseppe Laporte (Podemos), Júlio Barros (Rede), Leandro Chagas (PRD), Marco Antônio Reis Carvalho (Republicanos), Marcos De Paula (PMB), Neuza Mapa (Solidariedade) e Zilda Helena (PT) devem confirmar suas candidaturas a prefeito nas convenções partidárias que começam no dia 20 de julho.

 

O dia 20 de julho marcou o início das convenções partidárias, que vão definir quais serão, de fato, os candidatos a prefeito, vice e vereadores de Lafaiete nas eleições municipais do dia 6 de outubro. Os debates em torno dos nomes dos postulantes perduram há meses e só agora, na porta delimitada pela legislação eleitoral, é que as siglas partidárias começam a definir quem realmente vai encarar o desafio das urnas. Caberá, portanto, à Justiça Eleitoral deferir ou indeferir as candidaturas, que terão que passar pelo crivo do judiciário antes de serem colocadas à apreciação dos 97.282 eleitores da maior cidade do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.

A lista de pretendentes à cadeira hoje ocupada pelo alcaide Mário Marcus Leão Dutra (União Brasil) já chegou a somar incríveis 14 nomes, mas hoje resume-se a oito, podendo ser reduzida para cinco, dependendo do que vai acontecer nas convenções partidárias. Certo mesmo é que a partir do dia 15 de agosto teremos os nomes de quem vai disputar o arranca-rabo eleitoral para prefeito, vice e vereadores. As articulações políticas que antecederam as convenções impactaram decisivamente na quantidade de postulantes.

Muitos deles colocaram os nomes à apreciação dos eleitores como balão de ensaio e buscavam mesmo uma vaga de vice e até uma cadeira no legislativo municipal. O quadro político começou a tomar forma na semana passada, com a definição do grupão político liderado pelo ex-deputado Glaycon Franco, que fundamentou sua escolha numa consulta popular interna, feita sob encomenda. Com isso, ainda perseguem o sonho de ocupar a confortável cadeira de chefe do executivo os postulantes vereador André Menezes (PSDB), vereador Giuseppe Laporte (Podemos), Júlio Barros (Rede), Leandro Chagas (PRD), vice-prefeito Marco Antônio Reis Carvalho (Republicanos), Marcos De Paula (PMB), Neuza Mapa (Solidariedade) e Zilda Helena (PT).

P. de Souza

Repórter e articulista

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 27/07/2024 - 10:20


Comente esta Notícia