Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,098
Comunidade


Aumento nas tarifas de energia elétrica deixam a conta de luz mais cara em Minas Gerais

Entenda o porquê da mudança e de quanto será o aumento



Foto: stockphoto/ iStock


 

A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)  anunciou, no final do mês de maio de 2024, um reajuste de 6,70% no valor das tarifas elétricas para os clientes residenciais da Companhia Elétrica de Minas Gerais, que aumentaria o valor total das contas de luz dos moradores do estado. Ainda de acordo com a agência, a mudança valeria a partir do dia 28 de maio, mas só seria sentida pelos clientes a partir deste mês de julho.

Para os clientes do comércio e indústrias, o reajuste é ainda maior, com o aumento de 8,20% nas tarifas. Segundo o anúncio realizado pela Aneel, o aumento nas contas tem como propósito cobrir custos básicos de produção e de manutenção da rede elétrica, bem como investir no melhoramento e expansão da infraestrutura.

O aumento das tarifas é essencial para a garantia e manutenção de um fornecimento de energia elétrica de qualidade e segurança. No entanto, algumas estratégias para eficiência energética e uso de fontes renováveis de energia podem melhorar o aproveitamento dos gastos nas residências.

Como economizar na conta de luz?

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício para redução das tarifas de energia na conta de luz. No entanto, só têm direito ao TSEE famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Para o restante da população que não tem direito a este benefício social, investir em fontes de energia sustentáveis também é um método para reduzir os custos mensais com a conta de luz. Para isso, é possível que as residências se tornem autossuficientes, com painéis de captação de luz solar para produção de energia.

Existem custos para compra e instalação dos painéis e do sistema de geração de energia, no entanto, muitos consumidores optam por essa opção por conta do custo-benefício a longo prazo e para que não precisem se submeter às mudanças de tarifa e bandeira que os clientes da energia elétrica convencional estão sujeitos.

Ainda assim, para quem deseja economizar e utilizar uma fonte de energia limpa sem investir muito na instalação e manutenção de sistemas próprios, é possível buscar por alternativas de energia solar por assinatura em MG. Este é um mercado relativamente novo, mas que já vem se tornando uma forte opção de economia.

Neste sistema de venda de energia renovável, usinas produzem a energia solar em grande quantidade e injetam o excesso na rede de energia elétrica. Esse excesso é transformado em créditos de descontos que podem ser comprados pelos interessados em apoiar a energia limpa e sustentável. Assim, é possível que residências e empresas contratem empresas de energia renovável sem que tenham que investir em equipamentos e manutenção.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 26/07/2024 - 07:20


Comente esta Notícia