Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Política


No dia nacional do Diabetes, médica e pré-candidato Leandro fazem alerta

Doença é crônica, mas paciente pode ter vida normal, desde que tenha acompanhamento de especialista e tome cuidados especiais



Foto: Divulgação


A médica Selma Rocha e Leandro Chagas, empresário e pré-candidato a prefeito, fizeram alerta sobre diabetes

O dia 26 de junho é considerado o Dia Nacional do Diabetes. No Brasil, os dados a respeito da doença assustam: o país é o 5º em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. As informações fazem parte do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).
Em Lafaiete, duas personalidades representativas da causa deram depoimentos: a médica Selma Rocha, especialista em diabetes, e Leandro Chagas, empresário e pré-candidato a prefeito, que convive com a doença desde a infância. Drª Selma ressaltou a trajetória de muitos pacientes, que enfrentam a doença com coragem: “Representando hoje meus pacientes que eu tanto amo, que, assim como ele, venceram a diabetes e estão provando todos os dias que nada pode abalar aqueles a quem Deus chamou pra vencer”, declarou.
Leandro Chagas, por sua vez, compartilhou sua experiência pessoal com a diabetes e destacou a importância de projetos que apoiem os diabéticos na cidade: “Como diabético, sei bem dos desafios diários que enfrentamos. O cuidado e a prevenção são fundamentais para uma vida saudável e equilibrada. Quero agradecer especialmente à Drª Selma, minha médica desde a infância, por todo o cuidado e dedicação e também por sua visão e cuidado especial com todos os diabéticos”, acrescentou.
A diabetes é uma doença crônica, metabólica, caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. A do tipo 2 é a mais comum e geralmente ocorre em adultos, quando o corpo se torna resistente ou não produz insulina suficiente. Alguns sintomas podem sugerir a incidência da diabetes, como: fome frequente, sede constante, formigamento nos pés e mãos, vontade de urinar diversas vezes ao dia, infecções frequentes na bexiga, rins e pele e feridas que demoram para cicatrizar. Ao aparecerem alguns desses sintomas, é importante procurar orientação médica e realizar exames, solicitados pelo profissional.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/07/2024 - 18:20


Comente esta Notícia