Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Polícia


Pesadelo de qualquer motorista, furto bate recorde em Lafaiete

Só em 2024, já foram 62 ocorrências; motos são as preferidas dos bandidos; “sensação é de vazio”, afirma vítima que teve carro levado



freepik


A PM intensificou suas operações em atividades de fiscalização este ano


Um dos crimes mais comuns, que afligem a população, é o roubo de veículos. Muitas vezes, bastam alguns minutos, para que o carro estacionado em frente de casa se transforme em estatística, deixando seu proprietário no prejuízo. De acordo com a Polícia Militar, de 2021 a junho de 2024, foram furtados, em Lafaiete, 170 veículos. O número cresceu bastante: em 2021, foram 54 ocorrências, e 2024, que ainda está na metade, já conta com 62 casos. As motos são os principais alvos dos bandidos: foram 72, nos últimos 4 anos. Em relação aos roubos, que são os casos em que ocorre abordagem da vítima, os dados oficiais dão conta de 20 ocorrências, de 2021 a 2024.Desse total, oito são motocicletas. 

Diante da situação, a PM intensificou suas operações em 2024, em atividades de fiscalização. Várias ações foram realizadas, como 33 operações de batida policial, com o objetivo de reforçar a presença policial; 322 operações de fiscalização de trânsito, focadas na identificação de veículos furtados ou roubados; verificação de documentos e abordagens de condutores suspeitos. Também foram realizadas 234 operações focadas em motos, para reduzir infrações e combater crimes relacionados a esses veículos.

Nessas ações, várias motos foram recuperadas. Militares também realizaram operações de desmanche, para desmantelar redes de desmanche ilegal de veículos. No total, foram recuperados, em todas as ações, 189 veículos.

Entretanto, a PM alerta: é preciso que os cidadãos também façam sua parte. É preciso atenção redobrada e alguns cuidados, como: estacionar em locais bem iluminados e movimentados; ao sair do carro, conferir se ele está trancado, mesmo que seja por alguns minutos; não deixar objetos de valor à vista no interior do veículo; utilizar dispositivos de segurança, como alarmes e travas adicionais; não deixar a chave na ignição, ainda que na garagem de casa, mesmo que por pouco tempo. Também não é aconselhável permanecer no interior de veículo estacionado em via pública. Deve-se, ainda, evitar auxiliar outros motoristas em locais ermos e em horas avançadas. Em casos como esse, o ideal é acionar a polícia.

Entre tantas vítimas dos ladrões de carros, nossa Reportagem conversou com Junia Graziely Araújo Fernandes. Pós-graduada em Gestão da Qualidade, ela teve seu Corsa furtado no dia 11 de abril deste ano, na rua Dudu Nascimento, perto da pizzaria Forno a Lenha: “Após levarem meu carro, me senti completamente invadida. É como se minha vida tivesse virado do avesso. A sensação de segurança que eu tanto prezava foi repentinamente substituída por um sentimento de medo e vulnerabilidade. Infelizmente, eu não tinha seguro. O carro ainda não foi localizado e fiquei com o prejuízo”, lamentou.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 13/07/2024 - 20:20


Comente esta Notícia