reprodução internet
São Bento nasceu em Núrcia, perto de Roma, em 480, em uma família nobre que o enviou para estudar na Cidade Eterna. Devido às invasões bárbaras e às indignações com a decadência moral, São Bento decidiu se retirar e viver isolado em uma gruta nas montanhas da Úmbria.
No isolamento, São Bento dedicou-se à oração, meditação e a exercícios de santidade. Um monge alimentava-o usando um cesto erguido até o penhasco, fornecendo-lhe pão e suprimentos.
Após três anos, São Bento começou a atrair outros que se tornaram seus discípulos. Ele buscou inspiração nas Regras de São Pacômio e de São Basílio para desenvolver uma maneira ocidental e romana de vida monástica.
Aos 40 anos, ele deixou a gruta e fundou o Mosteiro de Monte Cassino, ao sul de Roma, que se tornou o maior centro da vida beneditina. Ele fundou mais de 12 mosteiros ao longo de sua vida.
Regra de São Bento
A Regra Beneditina, com o lema "Ora et labora" (Oração e trabalho), dominou a Europa. Ela transformava a oração em trabalho e o trabalho em oração, adaptando-se às capacidades e limitações de cada indivíduo.
Expansão e Influência
Os mosteiros beneditinos tornaram-se centros de referência, produzindo 23 papas, 5 mil bispos e cerca de 3 mil santos canonizados. A medalha de São Bento, símbolo de sua herança, foi aprovada em 1742 pelo Papa Bento XIV.
Falecimento e Canonização
São Bento faleceu em 547 d.C. e foi canonizado em 1220 pelo Papa Honório III. Ele é considerado o padroeiro da Europa. Sua oração de entrega é um exemplo de sua devoção e santidade.
Oração de Entrega a São Bento
"Ó Padre São Bento, ajuda dos que a ti recorrem, aceitai-me sob a Tua Proteção, defendei-me dos perigos que assaltam a minha vida, obtém-me a graça do arrependimento sincero e de uma conversão verdadeira, para que possa reparar os pecados cometidos e glorificar a Deus todos os dias da minha vida.
Tu que conformaste o teu coração à vontade do Senhor, recorda-te de mim junto do Altíssimo, para que, dando-me o perdão de todas as minhas faltas, Ele me faça forte na prática do bem, não permita que jamais d’Ele me separe, receba-me nos coros dos eleitos e, juntamente contigo, associe-me às fileiras dos santos que, atrás de ti, entraram na Beatitude Celeste.
Deus Onipotente e Eterno, pelos méritos e exemplo de São Bento, de Sua Irmã Santa Escolástica e de todos os Santos Monges que estão no Céu renovai em mim o Vosso Espírito Santo, dai-me força no combate contra as seduções do maligno, paciência nas tribulações da vida, prudência nos perigos.
Aumentai em mim o amor à caridade, o ardor na obediência e uma fidelidade humana na prática da vida cristã. Confrontado pelo Vosso auxílio e pela caridade de todos, possa eu vos servir com alegria e chegar vitorioso à Pátria Celeste, morada de todos os Santos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."
São Bento, rogai por nós!
fonte: Canção Nova
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 11/07/2024 - 12:20