Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Cultura


Poetisa mineira Adélia Prado ganha os prêmios Camões e Machado de Assis



Foto: TV Cultura/Reprodução


A poeta, professora, filósofa, romancista e contista mineira Adélia Prado está em festa dupla. Vencedora do Prêmio Camões 2024, a escritora recebeu com "muita alegria e emoção" a notícia do reconhecimento, poucos dias após ganhar o Prêmio Machado de Assis. 

"Foi com muita alegria e emoção que recebi, hoje, dia 26 de junho, um telefonema da sra. Dalila Rodrigues, ministra da Cultura de Portugal, me informando que fui agraciada com o Prêmio Camões. Estava ainda comemorando o recebimento do Prêmio Machado de Assis, da ABL, e agora estou duplamente em festa", afirmou a escritora.

Para celebrar a conquista e compartilhar a alegria com "todos os amantes da língua portuguesa", Adélia recorreu a um de seus poemas, "O Nascimento do Poema". O poema reflete sobre a essência das palavras e a profundidade da compreensão poética, uma característica marcante na obra da autora.

Com o Prêmio Camões, Adélia Prado conquistou uma premiação de 100 mil euros, uma das mais prestigiadas e valiosas do mundo literário. O reconhecimento é concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) do Brasil, e pelo Governo de Portugal.

O júri responsável pela escolha destacou a originalidade e a extensão da obra de Adélia Prado, com ênfase na sua produção poética. "Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética. Herdeira de Carlos Drummond de Andrade, o autor que a deu a conhecer e que sobre ela escreveu as conhecidas palavras 'Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo...', Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa".

Adélia Prado, com sua sensibilidade e profundidade literária, continua a inspirar leitores e escritores, reafirmando seu lugar de destaque na literatura brasileira e portuguesa.

fonte: O Tempo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 27/06/2024 - 10:20


Comente esta Notícia