Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Saúde


Minas Gerais reforça vacinação contra gripe com chegada do inverno



foto: Governo Federal


 

Com a chegada do inverno em Minas Gerais, o Ministério da Saúde reforça a necessidade da vacinação contra a gripe, especialmente diante do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Desde maio, a pasta tem recomendado a imunização para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade, antecipando a campanha devido ao cenário epidemiológico.

Até o momento, Minas Gerais já aplicou 4,5 milhões de doses da vacina contra a Influenza. Em 2023, 68,80% do público-alvo foi vacinado no estado, demonstrando um esforço contínuo na proteção da população contra a gripe.

A campanha de vacinação em 2024 teve início mais cedo nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com distribuição das vacinas para as unidades federativas e municípios desde março. A Região Norte, que iniciou a vacinação em novembro do ano passado, não está incluída nesta etapa da campanha.

O Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação para grupos prioritários, que incluem:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua.

Crianças que recebem a vacina contra a gripe pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacinação é a principal medida para garantir proteção contra a gripe, estimulando a produção de anticorpos específicos contra o vírus da Influenza. As vacinas são formuladas para proteger contra as cepas atualizadas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É fundamental que todas as pessoas, especialmente aquelas do público-alvo, busquem se vacinar para reduzir o impacto da gripe na saúde pública e garantir uma temporada de inverno mais segura para todos.

Para mais informações sobre locais de vacinação e detalhes da campanha, acesse o site oficial do Ministério da Saúde ou consulte a Secretaria de Saúde de seu município.

fonte: Ministério da Saúde




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 23/06/2024 - 14:20


Comente esta Notícia