Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,090
Região


3º Fórum de Diversificação Econômica (FRDE) conecta o presente com o futuro econômico de Minas Gerais

Com origem nas regiões mineradoras e siderúrgicas das Minas Gerais, o FRDE se expande para todo o estado e se torna referência para outras cadeias produtivas e localidades, reiterando o compromisso de fomentar o desenvolvimento econômico em suas dimensões mais densas e elevadas.



foto: divulgação


 

O sucesso das duas edições anteriores do Fórum Regional de Diversificação Econômica (FRDE), marcado pela participação qualificada de vários agentes de representação comunitária e empresarial e pela abordagem a temas contemporâneos para o desenvolvimento econômico regional conferiram ao movimento abrangência estadual. Por isso, a terceira edição do FRDE será realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) em parceria com o Sebrae, em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (19 de junho), das 7h30 às 21h, no auditório do Sebrae Minas.

O público estimado é superior a 150 lideranças empresariais, que atuam como agentes de formulação estratégica do tema diversificação econômica. São aguardados empresários associados às ACEs, CDLs, Sindicatos do Comércio, autoridades e membros dos governos do estado e de municípios, representantes de instituições de ensino e de outras organizações relacionadas ao tema desenvolvimento econômico.

Valmir Rodrigues, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, avalia ser de “importância enorme momentos como este para diálogos, discussões e o entendimento de quais os rumos cada território deve seguir, de acordo com suas vocações naturais ou que possam ser desenvolvidas. A partir do momento que eu sei qual direção posso seguir, consigo, por meio deste trabalho de diagnóstico e discussão, ser mais assertivo. Com isso, desenvolvo de uma melhor forma o meu território. Se eu o desenvolvo melhor, gero mais emprego e renda para as pessoas. E este ciclo se torna muito produtivo diante dessa assertividade que obtenho, identificando exatamente para onde posso me direcionar na busca pelo investimento para o desenvolvimento territorial”.

“O primeiro Fórum, realizado em Ouro Preto, em 2022, foi provocativo; o segundo, em 2023, sediado por Conselheiro Lafaiete, assumiu caráter propositivo; e este terceiro será executivo” – Amarildo Pereira, diretor da Federaminas e idealizador do Fórum Regional de Diversificação Econômica.

Mudanças cada vez mais intensas e profundas nos comportamentos de consumo, nas relações de trabalho e nas formas de se empreender têm causado impactos sensíveis sobre a geração de trabalho, emprego e renda em todo o mundo, realidade que afetará a todos em escala sem precedentes, ao longo dos próximos anos.

Amarildo Pereira lembra que o movimento surgiu da preocupação em desenvolver a diversificação econômica em alguns municípios da região central do estado que possuem a mínero-dependência. Esta realidade é enfrentada por outros territórios, o que explica o interesse de outras regiões do estado em se juntarem ao FRDE.

Para Gilmar Barboza, diretor da FORWARD Consultoria e coordenador técnico do Fórum Regional de Diversificação Econômica, Minas Gerais é detentora de múltiplos atributos e encantos, mas enfrenta um desafio crucial: expandir seus horizontes e fronteiras econômicas para além do extrativismo mineral.

Regiões de Minas e do Brasil que dependem de um só setor produtivo ficam expostas a crises, que as tornam reféns de fatores não controláveis como variações bruscas de preços, catástrofes ambientais e até mesmo à descontinuação de determinados empreendimentos industriais. As edições anteriores do Fórum contribuíram para melhor compreensão do senso de urgência de abordagem a este tema, bem como para o início da implementação de iniciativas de diversificação econômica.

“Na primeira edição, em Ouro Preto, reuniram-se agentes empresariais e institucionais para formulação estratégica do processo de desenvolvimento. Na segunda edição, em Conselheiro Lafaiete, as primeiras propostas de atuação começaram a ganhar forma. Em Belo Horizonte, além da abordagem das evidências palpáveis de transformação regional, serão discutidos temas contemporâneos para a edificação de territórios competitivos e razoavelmente blindados a crises”, explica o coordenador técnico do FRDE.  

Primeiros resultados

O Fórum Regional de Diversificação Econômica exibe algumas ações em desenvolvimento, como o Movimento IG/MG de identificação e reconhecimento de produtos com potencial para obtenção de indicações geográficas no Estado de Minas Gerais; a ação de Place Branding (marca-lugar) que teve início nos municípios de Mariana e Ouro Preto; o interesse de adoção por outros municípios mineradores do Fundo Soberano para o financiamento do desenvolvimento econômico local, a exemplo de Conceição do Mato Dentro/MG. 

Gilmar Barboza conceitua algumas das ações em desenvolvimento propostas aos municípios pelo FRDE:

– A Agenda ESG emerge como elemento norteador e de concertação entre grandes empreendimentos mínero-siderúrgicos, terceiro setor e comunidades locais.

– Indicações Geográficas eternizam nossos produtos únicos, cultura e estilo de vida em uma clara reverência à singularidade da gastronomia, artesanato e hospitalidade mineiros.

– O tema Place Branding (marca-lugar) fortalece conexões regionais e nossos laços identitários.

– Enquanto o Fundo Soberano lança luzes sobre a inadiável necessidade de se criarem mecanismos estruturantes e permanentes para o financiamento do desenvolvimento econômico local e regional.

– Excelência na gestão pública, outro tema referencial de abordagem no fórum, corrobora a necessidade de criação de um ambiente de negócios favorável a atividade empreendedora e à qualidade de vida das comunidades locais.

– Boas práticas associativas enaltecem a capacidade realizadora do Sistema Federaminas, por intermédio da atuação de suas entidades filiadas e associados”.

– Além disso, estão em processo de desdobramento, como referência metodológica, os “Elementos Estruturantes do Desenvolvimento Econômico Local” (Ecossistema do Desenvolvimento local e regional), com destaque para o município de Santa Bárbara que, em março de 2024, promoveu o 2º Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico em clara alusão à metodologia preconizada pelo Ecossistema do Desenvolvimento.

A terceira edição pretende dar continuidade a estas e outras ações e acrescentar às discussões a agenda ESG (meio ambiente, sociedade e governança), no contexto minerador regional; inovação e eficiência na gestão pública; e mecanismos de estímulo à atividade empreendedora e à melhoria do ambiente de negócios.

As Associações Comerciais e empresariais (ACEs), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e grandes empresas que atuam na região devem ocupar espaço ainda mais destacado no 3º Fórum de Diversificação Econômica com apresentação de casos de sucesso e ações de desdobramento da agenda ESG.

O FRDE é patrocinado por Cedro Mineração, Samarco e Vale e conta com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, Invest Minas, BDMG, Fundação Renova e Anglo American.

Federaminas

O FRDE se torna em 2024 um produto da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), entidade presente em 400 municípios mineiros que tem como missão defender os interesses de seus associados, sendo agente transformador do pensamento empresarial e de fomento ao desenvolvimento sócio econômico no Estado de Minas Gerais.

Sebrae

Parceiro pelo segundo ano seguido do Fórum, o Sebrae é uma empresa de direito privado sem fins lucrativos que oferece produtos e soluções inovadoras para quem deseja abrir, diversificar, ampliar ou recuperar um negócio.

“Ano a ano, o fórum vai ganhando mais corpo. Este é um Fórum que proporá discussões permanentes, novos assuntos, outras demandas, atrairá novos aliados, para torná-lo cada vez mais enriquecido. Hoje estamos mais maduros do que estávamos em 2023. Já temos uma percepção muito melhor do cenário socioeconômico, mas precisamos ainda provocar muita gente, contar com mais participação das Associações Comerciais e CDLs das cidades envolvidas com este movimento. Percebemos que, em cidades que já enfrentam desafios, as pessoas entendem melhor a importância e a força dessa discussão. Barão de Cocais, por exemplo, está passando por um momento difícil em decorrência da paralisação das operações da mineração. Todo município pode passar por um momento parecido, daí a importância da diversificação econômica”, explica Amarildo Pereira.

Grandes empreendimentos mineradores de MG como a Anglo American, Cedro, Samarco e Vale apresentarão iniciativas relativas à agenda ESG e ao tema diversificação econômica em dois painéis temáticos que integram a programação do III FRDE.

“Promover o encontro com as economias portadoras de futuro, em territórios competitivos, acolhedores e prósperos, esse é o nosso compromisso”, conclui Gilmar Barboza.

Devido ao crescente interesse de outros territórios em somar forças com o movimento e a pressuposta repercussão do 3º FRDE, os organizadores começam a avaliar a possibilidade de realizarem, em 2025, evento de abrangência nacional.

Serviço:

Evento: 3º Fórum de Diversificação Econômica (FRDE)

Data: 19 de junho de 2024.

Horário: das 07h30 às 21h

Local: Sebrae Minas | Av. Barão Homem de Melo, 329 - Nova Granada, Belo Horizonte – MG

A entrada é gratuita e as inscrições são limitadas. Faça sua reserva e confira a programação pelo link: https://www.forumregionalmg.com.br/

Texto: REVERBERAAA COMUNICAÇÃO!!!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/06/2024 - 11:20


Comente esta Notícia