Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Política


Professor Oswaldo Barbosa busca alternativa para agilizar pedidos de carteira de identidade em Lafaiete



Divulgação


Nesta semana, o vereador Professor Oswaldo Barbosa esteve na ALMG para agilizar pedidos

Nesta semana, o vereador Professor Oswaldo Barbosa esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. Na oportunidade, ele participou de uma reunião agendada com o deputado estadual Dr. Wilson Batista, com o objetivo de entender e agilizar o mecanismo de agendamento para emissão de carteira de identidade em Lafaiete. Conforme dados do IBGE, atualmente o município possui 131.621 habitantes e conta com apenas dois postos de identificação, sendo: o Posto do 1º Distrito Policial e o Posto situado na Câmara Municipal.  

“É importante destacar que o atendimento da carteira de identidade na Câmara não se restringe somente aos munícipes locais, mas também a pessoas de todas as cidades do entorno. Quando somadas a população de Conselheiro Lafaiete e as cidades do entorno, gira em torno de 300 mil pessoas. Atender à demanda para emissão da carteira de identidade e o procedimento pela internet, através da plataforma responsável, é extremamente dificultoso para apenas dois postos, devido à quantidade de pessoas tentando e ao prazo muito curto de acesso”, destacou o vereador. 

Hoje existe o programa Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Com­partilha. Todavia, muitas cidades tiveram as UAIs instaladas por iniciativa do próprio Estado, como por exemplo: Barbacena e São João del-Rei. "No atual cenário, para que seja mitigado o problema da falta de vagas para a emissão da CNI para a população, é necessário que, pelo menos, seja instalada uma unidade UAI em nossa cidade. E é também atrás disso que fui buscar soluções. Assim, acredito que outras cidades da região, como Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Carandaí, Cristiano Otoni e Queluzito, dentre outras, também terão interesse em instalar postos de identificação para atender a sua própria população”, acrescenta Barbosa. 

Na avaliação do vereador, o processo para fazer a emissão da carteira de identidade é burocrático, além de sobrecarregar os postos da cidade que exercem essa função. "As cidades de Barbacena, São João del-Rei, Caratinga, Curvelo, Diamantina, entre tantas outras, possuem uma população expressamente menor que a de Lafaiete e, mesmo assim, possuem postos UAI. Então as perguntas que ficam são: por que Conselheiro Lafaiete, mesmo com uma população muito maior que a das cidades referidas, não possui uma UAI em nosso município? Por que Lafaiete, sendo uma cidade polo da região, não poderia também compartilhar da mesma benesse? O que fica claramente entendido é que, para que seja amenizado o problema de falta de vagas para a emissão de carteiras de identidade em Lafaiete, é necessária a instalação de uma UAI em nossa cidade, compartilhando a demanda, bem como que todos os municípios do entorno também tenham interesse em realizar a emissão do documento para seus munícipes", finaliza Oswaldo Barbosa.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 10/06/2024 - 16:35


Comente esta Notícia