foto: divulgação
Até o momento, saíram de Lafaiete uma carreta com 25 toneladas de doações e três caminhões com 9 toneladas cada
Com alma solidária, Lafaiete tem se unido para ajudar a amenizar a dor e as perdas das famílias afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Em um giro por sites de notícias e redes sociais, é possível identificar várias iniciativas de recolhimento de doações, que podem fazer a diferença na vida dos mais de 2,28 milhões de gaúchos que foram impactados de alguma forma pela tragédia climática. Entre elas, está a Rodoviário Camilo dos Santos. Empresa do ramo de logística com operações concentradas no Sudeste do país, ela disponibilizou sua frota para transportar doações até o Sul.
E os números impressionam: até o momento, saíram de Lafaiete uma carreta com 25 toneladas de doações e três caminhões com 9 toneladas cada. Os interessados em contribuir podem deixar suas doações em uma das plataformas da empresa (com a sede localizada na rua Gersino Silva, 15 B, Carijós), ou solicitar a coleta pela equipe: “Muitas entidades estão fazendo campanha. São lojas de roupas, corretoras de imóveis, igrejas de todas as religiões, enfim, é impossível citar todas. Estamos transportando água, alimentos, medicamentos, ração animal, roupas, dentre outros itens essenciais”, explica a gerente operacional da unidade em Conselheiro Lafaiete, Aparecida Fidelis.
Segundo relata a gerente, as doações não param de chegar. “A doação que mais nos impressionou foi de um de nossos clientes atuais, que tem uma fábrica de água mineral e doou 3,5 toneladas de água”, conta. Aparecida Fidelis lembrou a mobilização da cidade em prol do garotinho João Miguel, para destacar o perfil solidário dos lafaietenses: “Consideramos que, apesar das dificuldades que todos passam diariamente em suas famílias, quando um ‘irmão’ necessita de ajuda, ‘o seu, que é pouco, vira muito’ e a solidariedade acontece, encantando qualquer um que vê”, opina.
Os transportes terão continuidade e devem abarcar, inclusive, doações que partirão de outras cidades da região: “Em Carandaí, Cristiano Otoni, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e outras cidades, os comerciantes e entidades estão fazendo as campanhas, e assim que atingirem um volume expressivo, essas doações serão encaminhadas para a Unidade da Camilo em Lafaiete, para que façamos o transporte até o RS. É importante lembrarmos que algumas pessoas perderam absolutamente tudo o que tinham e, com certeza, sem ajuda não irão conseguir nem se quer sobreviver”, argumenta.
Associação de Mães Unidas pela Pessoa com Deficiência de Conselheiro Lafaiete.
Pontos de entrega: rua Teófilo Rodrigues de Oliveira, 675, São Dimas; Top Sorveteria: rua João XXIII, nº 127, Sagrado Coração de Jesus; Mix Sabor e Equilíbrio: avenida Prefeito Telésforo Resende, 460, Centro.
CDL Lafaiete, em conjunto com todo o sistema CNDL: estão reunindo doações financeiras pelo PIX: doacao@federacaovarejista.com.br.
Cooperativa de Crédito Sicredi Integração RS/MG: disponibilizou a chave PIX ajuders@sicredi.com.br para doações em dinheiro.
Rodrigo Lopes Ertel, comerciante natural de Canoas, criou uma vaquinha eletrônica para ajudar sua família na cidade gaúcha. Contribua via PIX 4726322@vakinha.com.br ou pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-a-minha-familia-do-rio-grande-do-sul
Rotary Club Conselheiro Lafaiete: até o dia 15, já havia arrecadado quase R$2 milhões. Faça sua doação via PIX unificado: rotarydors@gmail.com. Mais informações: praça São Sebastião, 74, São Sebastião.
Unidades físicas da Receita Federal em Minas Gerais: estão recebendo doações para as vítimas da chuva no Rio Grande do Sul. Itens aceitos: alimentos da cesta básica; itens de cama, mesa e banho; produtos de higiene pessoal; ração para pets e material de limpeza a seco. As doações podem ser feitas entre 13h e 17h em todas as unidades físicas da Receita Federal em Minas Gerais. A agência da Receita Federal em Lafaiete fica na Rua José Nicolau de Queiroz, 189, Centro.
Números da tragédia
Segundo dados da Agência Brasil, o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul decorrentes das fortes chuvas que caem no estado desde o fim de abril subiu para 151, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta quinta-feira, dia 16. Até o momento, as enchentes deixaram 806 feridos e afetaram 458 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul (92%). O número de pessoas atingidas também tem aumentado.
Ao menos 20,95% da população do estado foi afetada de alguma forma pelas consequências dos temporais. São mais de 2,28 milhões entre os 10,88 milhões de habitantes do estado. 76.620 pessoas e 11.932 animais silvestres e domésticos foram resgatados. O número de pessoas ainda fora de casa pelas cheias ultrapassou os 615,3 mil, sendo 77.199 pessoas vivendo em um dos mais de 830 abrigos no estado e mais 538,1 mil desabrigados.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 30/05/2024 - 19:20