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Após concessão entre BH e Juiz de Fora, pedágio da BR-040 pode passar de R$ 6,30 para R$ 13



Foto: Arquivo Jornal CORREIO


 

Os motoristas que utilizam a rodovia BR-040 entre Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Belo Horizonte podem ter que pagar um pedágio mais caro, segundo previsão do edital que regula o leilão da rodovia, marcado para ser realizado nesta quinta-feira, dia 11, na Bolsa de Valores de São Paulo.

A proposta prevê a manutenção das três praças de pedágio já existentes, em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itabirito. Os atuais R$ 6,30 cobrados como tarifa básica para o transporte de automóveis podem se transformar em R$ 13 após a nova empresa assumir a gestão da rodovia.

O edital do leilão prevê a cobrança de R$ 0,17 por km de concessão; atualmente é de aproximadamente R$ 0,08, considerando a menor tarifa.

A secretária nacional de transporte rodoviário do Ministério dos Transporte, Viviane Esse, afirma, no entanto, que o valor final ainda pode ser reduzido, pois o vencedor do leilão será a empresa que oferecer o menor preço por trecho. O deságio máximo previsto é de 18%.

“O governo, no passado, já trabalhou com tarifa e outorga, que significava que era um combinado do menor valor de tarifas, mais um pagamento de outorga que iria para a União. O ministro Renan Filho (Transportes), junto com o presidente Lula, entendem que esse não é o melhor modelo para os brasileiros. A gente tem que fomentar investimentos, mas também uma tarifa mais adequada à região onde essas rodovias estão, então nós optamos por fazer leilões por menor valor de tarifa”, afirma.

A BR-040 foi concedida para a iniciativa privada em 2014, mas a empresa vencedora do leilão desistiu da concessão e negociou uma “devolução amigável” da rodovia para o governo, que agora busca um novo parceiro privado para garantir os investimentos. Contudo, as grandes obras para ampliação e melhoria da via ainda devem demorar a se tornar realidade.

Pela proposta que foi levada ao mercado, os grandes investimentos na rodovia devem começar apenas em 2027. “Após assinatura do contrato, a concessionária tem 30 dias para assumir o trecho. Há uma transição na concessionária atual. A partir daí já começam as obras de melhorias no pavimento, na sinalização, roçada e drenagem. As obras de ampliação de capacidade, que são as obras maiores, como duplicação, faixas adicionais, trevos, estão concentradas do terceiro ao sétimo (ano)”, prevê a secretária.

Fonte:O tempo




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Postado por Rafaela Melo, no dia 10/04/2024 - 15:36


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