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Prefeitura de Congonhas implementa Programa Modelo de Resposta à Intervenção para aprimorar Ensino Fundamental



foto: prefeitura de Congonhas


Na busca contínua pela excelência educacional, a prefeitura de Congonhas deu um passo significativo ao oficializar a implantação do Programa Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais da Rede. Sob a coordenação das fonoaudiólogas Márcia Adriana de Alcântara Lemos e Alessandra Mª Machado de Souza, do Núcleo de Apoio Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), pedagogas e professores das Salas de Recursos Multifuncionais foram capacitados para implementar o programa.

O evento de capacitação ocorreu no salão de reuniões da Casa da Professora e do Professor, ressaltando o compromisso da administração municipal com a valorização e o desenvolvimento profissional dos educadores. Durante o treinamento, foram entregues materiais de suporte adquiridos para todas as escolas, com o objetivo de aprimorar ainda mais o processo educacional.

O RTI é um modelo educacional baseado em evidências, com o objetivo central de identificar precocemente crianças em grupo de risco para problemas de aprendizagem, monitorando seu progresso para embasar tomadas de decisões eficazes. Todas as crianças recebem instrução em sala de aula (Nível 1) e, por meio de avaliações sistemáticas de sua resposta à instrução, são encaminhadas para intervenções especializadas e graduadas (Nível 2 e/ou Nível 3), de acordo com suas necessidades individuais.

Além de buscar o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, o modelo RTI também visa atender a requisitos legais que favorecem o direito ao acesso à educação de qualidade e assistida. Nesse sentido, a Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, que dispõe sobre o acompanhamento integral para os educandos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem, desempenha um papel essencial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, "o compromisso com a educação inclusiva e de qualidade proporciona oportunidades igualitárias de aprendizagem para todos os alunos, independentemente de suas necessidades individuais".

 




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Postado por Nathália Coelho, no dia 04/04/2024 - 10:20


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