foto: Carol Lacerda
O Coral Cidade dos Profetas inicia mais uma jornada para celebrar e difundir a música antiga de Minas Gerais. A estreia desta temporada de apresentações será marcada pelo “Concerto da Paixão de Cristo”, programado para o dia 23 de março, sábado, às 20h, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. O espetáculo promete envolver o público em uma experiência repleta de fé, devoção, música e artes cênica.
A iniciativa faz parte do programa formativo desenvolvido pelo “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”. Nesta edição, uma série de atividades será realizada em cinco cidades mineiras: Belo Horizonte, Congonhas, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. O projeto, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, conta com patrocínio master da Vale, patrocínio da CSN e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Nesta temporada de concertos, o Coral Cidade dos Profetas traz uma seleção especial de composições da música colonial mineira. Parte delas pertencem ao acervo de Francisco Solano Aniceto, mais conhecido como maestro Chico Aniceto, e são consideradas inéditas por não terem registro de execução. “No ano passado, nos apresentamos em Congonhas, Brumadinho e Itabira. Agora, vamos apresentar esse repertório em outras cidades mineiras, onde ele é inédito. Nossa intenção é levar esse cancioneiro erudito tão importante ao maior número de pessoas”, completa o maestro José Herculano Amâncio.
Os sons antigos de Minas Gerais serão relembrados durante o “Concerto da Paixão de Cristo”, que integra a programação da Semana Santa de Congonhas. O Coral Cidade dos Profetas, acompanhado pelo coro infantil Profetas do Amanhã e de uma orquestra de câmara composta por músicos convidados, levará ao público canções como “Matinas de Sexta-feira Santa” e “Stabat Mater”, de Lobo de Mesquita. “Essas duas composições são muito características da Semana Santa. A primeira, fala sobre a prisão de Cristo. A outra, retrata os momentos que Maria viveu aos pés da cruz”, explica Amâncio.
Para tornar a noite ainda mais especial, a apresentação também contará com a participação do grupo de teatro Dez Pras Oito, que interpretará cenas sobre a paixão de Cristo e a solidão de Maria, quando seu filho é entregue aos seus algozes e é coroado como Rei dos Judeus. “A parceria do Dez Pras Oito com o Coral Cidade dos Profetas já vem de muitos anos, unindo a música colonial mineira às encenações bíblicas que remetem aos autos medievais. A música inspira e o teatro emociona. Uma dobradinha que enleva e faz refletir a mensagem do Evangelho”, destaca José Félix Junqueira, diretor do grupo.
Coral Cidade dos Profetas
Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados - "Missa em Fá de Lobo de Mesquita", "Mestres do Colonial Mineiro" e "CD em Louvor à Virgem Maria", o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos de atuação, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.
Serviço:
Coral Cidade dos Profetas apresenta Concerto da Paixão de Cristo
Data: 23 de março - sábado, às 20h
Local: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Praça do Santuário, 180, Basílica - Congonhas/MG).
Mais informações para a imprensa
Luz Comunicação - @luz.comunica
Jozane Faleiro - 31 992046367 - jozane@luzcomunicacao.com.br
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 16/03/2024 - 08:20