Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 16° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,113
Comunidade


Fiéis católicos inovam em penitências durante a Quaresma: desafio às redes sociais, chocolate e refrigerante



foto: Metrópoles


Enquanto se inicia o período da Quaresma, marcado por reflexão e preparação para a Páscoa, fiéis católicos em Belo Horizonte adotam penitências peculiares como parte de seu compromisso espiritual. Além das práticas tradicionais de jejum e caridade, muitos estão desafiando hábitos contemporâneos, como o uso excessivo de redes sociais e o consumo de alimentos específicos.

O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destaca que a Quaresma é um momento para reconhecer a fragilidade humana e buscar a conversão. "Jejuar não é simplesmente buscar um sofrimento, impondo-se um sacrifício. Ao contrário, significa viver mais equilibradamente, vencendo dependências e compulsões", ressaltou o religioso.

Raíssa Soares Araújo, técnica em mineração de 29 anos, compartilha sua motivação para adotar quatro penitências durante a Quaresma. "A Quaresma tem um significado pra mim de renascimento. Minha conexão com Deus se fortalece no sentido de procurar mais o bem e ser uma pessoa melhor", disse ela. Suas penitências incluem evitar o consumo de chocolate, reduzir o uso de redes sociais, comparecer a todas as missas dominicais e praticar o jejum diariamente pela manhã.

Da mesma forma, Ana Clézia Nascimento dos Santos, assistente de 35 anos, vê no período uma oportunidade de conversão e crescimento espiritual. "Quaresma significa tempo de conversão. Oportunidade que me foi dada para que eu possa crescer em intimidade com Deus, interiormente e, sobretudo, em caridade para com o próximo", afirmou Ana Clézia. Sua penitência consistirá em diminuir o tempo gasto em redes sociais, buscando vencer a preguiça e dedicar-se mais à oração.

José Tavares Quirino Júnior, vendedor de 33 anos, optou por um desafio diferente para se aproximar de Deus durante a Quaresma. "Uma Quaresma bem vivida nos aproxima de Deus e silenciar-se é um dos caminhos para tal", explicou José. Sua penitência envolve deixar de consumir refrigerantes, buscando exercitar mais o silêncio e a contemplação espiritual.

fonte: O Tempo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 15/02/2024 - 11:50


Comente esta Notícia