foto: academia Nadarte
Desde a antiguidade, a manutenção de atividade física regular é considerada fundamental para o bem-estar psicológico e orgânico. A relação entre sedentarismo e diversas condições clínicas desfavoráveis, como aumento de peso e da gordura abdominal, alterações na sensibilidade à insulina e elevação da glicose e da pressão arterial, e piora do chamado perfil lipídico - colesterol e triglicérides elevados, além de várias outras doenças tem sido descrita na literatura médica de modo consistente há bastante tempo.
Definimos atividade física como qualquer movimento corporal produzido pela contração dos músculos que leve a um aumento do gasto energético, enquanto Exercício Físico se refere a uma atividade física planejada e estruturada, com movimentos programados e com a finalidade de melhorar o desempenho físico e a saúde.
A prática regular de exercícios físicos promove uma série de mudanças na estrutura e função do organismo, tornando os músculos com maior capacidade de captação de glicose e utilização de gordura como fonte de energia, diminuindo as chances de diabetes tipo 2 e alterações do colesterol e triglicérides. Os exercícios também levam a uma remodelação do coração, com hipertrofia do músculo cardíaco e aumento global do coração, assim como na espessura de suas paredes, contribuindo para uma maior capacidade de ejetar o sangue com menor consumo de oxigênio. Ocorrem alterações no sistema vascular, com o aumento do diâmetro das artérias e melhoria do fluxo sanguíneo. Com todas estas alterações, os exercícios promovem uma redução no risco de doenças cardiovasculares.
Durante as atividades são liberadas várias substâncias que aumentam o bem-estar psicológico, como a Serotonina e as Endorfinas. Desta forma o exercício é considerado hoje parte do tratamento da ansiedade e da depressão em associação ao tratamento psicológico e medicamentoso.
Especialmente com os exercícios de força, como a Musculação e o Pilates, os músculos exercem tração sobre os ossos e promovem aumento da Massa Óssea, diminuindo a chance de Osteoporose e favorecendo o seu tratamento, além de prevenir a perda de massa muscular que ocorre ao longo dos anos e suas consequências, como as fraturas provocadas por quedas e a evolução para a dependência da ajuda de terceiros para as atividades cotidianas por parte dos idosos.
Uma menor incidência de infecções provocada por um reforço à imunidade observada com a prática de exercícios físicos ocorre com a atividade física regular. Da mesma forma, uma menor incidência de vários tipos de câncer é observada nos praticantes de exercícios físicos, especialmente quando alcançam melhor controle do Peso corporal.
Para aumentar a atividade física em geral é preciso atuar aumentando as chamadas atividades "não programadas", como subir pelas escadas ao invés de usar o elevador, ir para o trabalho ou na padaria por exemplo a pé, etc. Porém é importante dedicar uma parcela de tempo definida para praticar exercícios físicos programados e distribuídos durante a semana. A escolha do tipo de exercício dependerá de fatores individuais, como condições de saúde de cada pessoa, afinidade / preferência de cada um, disponibilidade de tempo e logística para o exercício. Sempre que possível, a combinação de exercícios de força com exercícios aeróbicos deve ser priorizada por ser considerada ideal, mas o mais importante é se tornar ativo fisicamente, independentemente do tipo de exercícios praticados.
Idealmente, uma avaliação médica com exames e definição do perfil de saúde de cada um deve ser feita, especialmente em pessoas de meia idade e idosos, antes de praticar exercícios. A devida hidratação deve merecer atenção especial durante os exercícios, bem como uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade, com preferência para alimentos naturais, evitando alimentos processados e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de abster-se do fumo.
Finalmente, o sono de qualidade complementa todas as recomendações descritas para se alcançar um Estilo de vida saudável.
Dr. Antonio Carmo Rubatino Jr.
Médico Endocrinologista
@drantoniorubatino
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 01/02/2024 - 14:20