Foto: Reprodução internet
Filhos emocionalmente saudáveis, felizes e competentes não nascem assim prontos; e embora tragam consigo uma grande capacidade de desenvolverem inúmeras habilidades sócio-emocionais, precisam ser preparados. É indiscutível que esse papel em primeira instância, é fundamentalmente dos pais; e que, quando ausentes e/ou terceirizados em seu dever, pode trazer consequências sérias e negativas no desenvolvimento da criança/adolescente; comprometendo, inclusive, seu futuro enquanto adulto.
A capacidade de gerenciar as emoções é um fator preditivo de sucesso individual, uma vez que a genética sozinha não define o indivíduo e que os circuitos cerebrais da mente humana são moldáveis e podem ser trabalhados. Nesse sentido, os pais têm um significativo papel, afinal é a partir da natureza da relação que desenvolvem com a criança que esta vai se nortear e compreender-se a si mesma, ao mundo ao seu redor e a desenvolver-se.
Conhecer a si mesmo e entender seu próprio funcionamento e história de vida, num caminho de autoconhecimento, traz clareza aos pais, possibilitando-os quebrarem o ciclo de educação violenta e muitas vezes até permissiva e negligenciadora.
É a partir de uma parentalidade consciente que os pais se tornam capazes de conduzirem assertivamente suas crianças: ajudando-as a regularem suas emoções e a entenderem o sentido das suas experiências.
Assim, na medida em que os pais desenvolvem sua própria inteligência emocional, tornam-se melhores em treinar “emocionalmente” seus filhos e a promoverem também o desenvolvimento da inteligência emocional deles; a partir de uma relação que para além do amor, ancora-se na a disciplina e no estabelecimento de limites respeitosos e assertivos.
Por isso é tão importante que os pais recebam apoio em sua jornada de autoconhecimento e na ampliação de seu repertório particular para desenvolverem a própria inteligência emocional; o que de fato influencia direta e eficazmente na promoção de uma educação que expanda as habilidades e competências de suas crianças.
Michelle Cardoso Brandão Oliveira
Mestre em História Social
Orientação parental e aleitamento materno
Contato: @michellebrandaoliveira
Telefone: (31) 98898-6690
Atendimento on-line e presencial
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 28/01/2024 - 11:30