Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Saúde


Carrapatos e pulgas se proliferam mais nas temperaturas altas do verão

Saiba como cuidar dos ambientes e manter essas pragas longe dos animais



foto: photo-vista.de/ iStock


 

A estação mais quente do ano chegou, e talvez ela seja também uma das mais queridas por muita gente para aproveitar momentos de descanso que só o verão proporciona. Por outro lado, é uma época um tanto desagradável para os animais de estimação, pois com o calor e a dificuldade de se refrescar, vem também a presença daqueles insetos que causam muito incômodo para os pets, os carrapatos e as pulgas.

Junto das altas temperaturas do verão, aumentam também as infestações de pulgas e carrapatos. Durante o inverno, essas pragas demoram aproximadamente 140 dias para chegar até a fase adulta. E, no calor, esse tempo é muito menor, chegando a demorar apenas 10 dias. Por isso, os cuidados com o ambiente em que o animal está inserido é muito importante durante esses meses mais quentes.

Com esses parasitas, os animais também ficam com a saúde mais vulnerável e podem contrair outras doenças. Algumas dessas doenças são a anemia e, em casos mais graves, a dermatite alérgica. Mas calma, não é preciso se desesperar e procurar por receitas caseiras que podem piorar a situação do animal. Estamos aqui para ajudar os donos de pet a agir em situações desse tipo.

Como manter os cuidados com o ambiente?

O cuidado essencial para manter os carrapatos e as pulgas longe dos pets deve começar pelo ambiente em que eles ficam expostos. Alguns donos costumam pensar que os parasitas ficam no corpo dos animais, mas a verdade é que a maioria deles se proliferam no ambiente, especialmente aqueles mais úmidos que favorecem a reprodução.

Casas que contam com itens como carpete, chão de taco ou tapetes são locais em que os carrapatos adoram ficar, por esse motivo a higienização desses locais deve ser ainda mais severa com cuidados redobrados. O ideal é investir em produtos feitos especialmente para a higienização contra esses parasitas.

Como fazer a prevenção correta?

Assim que descobrem que os pets estão com pulgas ou carrapatos, os donos podem ficar preocupados e tomar medidas que, posteriormente, acabam trazendo danos aos animais. Alternativas de desparasitação dos ambientes podem até ser tóxicas tanto para os pets quanto para os humanos, se não forem realizadas da forma correta.

Alguns medicamentos como o antipulgas e carrapatos bravecto 10kg a 20kg são muito eficazes na prevenção. Mas antes de medicar o animal é essencial consultar um veterinário de confiança para ter melhores orientações e não fazer mal ao pet mesmo tendo boas intenções de prevenir outras doenças.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 25/01/2024 - 18:20


Comente esta Notícia