foto: iStock
Com as férias chegando ao fim, uma nova preocupação começa a surgir para os pais: o preparo para a volta das aulas. Desde a compra do material escolar até toda a ansiedade que envolve um novo ano escolar, tanto para a família quanto para o aluno em si.
Mas alguns detalhes podem ficar esquecidos no caminho. Um deles, em específico, demanda uma atenção especial: o peso da mochila. Conforme os anos passam, é esperado que a quantidade de material levado para a escola aumente, por conta dos livros e apostilas.
Entretanto, isso também pode acontecer com crianças mais novas, ainda mais se elas passam bastante tempo na escola ou estudam em período integral.
Segundo diversos estudos e recomendações médicas, o peso da mochila não deve exceder o valor correspondente de 10% a 15% do peso corporal da criança. Isto é, se a criança pesa 40 quilos, o ideal é que a mochila tenha até 4 quilos.
Usar mochilas muito pesadas pode acarretar alguns problemas. Além do desconforto na hora, pode gerar problemas esqueléticos de coluna e até mesmo musculares, que persistem até idades mais avançadas e podem causar uma série de sequelas a longo prazo.
Pensando nisso, existem algumas dicas para escolher um modelo bonito de mochila, mas prezando sempre pelo conforto e pela saúde dos pequenos. As alças devem ser levadas em consideração também. O ideal é que tenham, no mínimo, 4 centímetros. Desta forma, a pressão nos ombros é melhor distribuídas.
Mochilas mais ergonômicas e com alças mais acolchoadas são as mais adequadas para conseguir distribuir o peso da forma mais adequada possível. Mas uma orientação direcionada para os alunos e uma atenção maior dos pais também são necessárias.
Utilizar a mochila com uma alça só, por exemplo, pode piorar a distribuição do peso e sobrecarregar um lado do corpo. Quanto aos materiais carregados, é preciso averiguar excessos e prezar somente por aquilo que é necessário para a aula do dia.
Uma ideia também pode ser conversar com a escola, caso ela disponibilize armários. Assim, alguns materiais podem ficar na escola para serem utilizados somente em situações mais específicas; desta forma, evita-se que um peso desnecessário seja carregado pela criança.
Ao priorizar o conforto e a saúde dos pequenos, os pais desempenham um papel fundamental na formação de hábitos que repercutirão positivamente ao longo de toda a vida escolar de seus filhos. O período escolar é um dos mais memoráveis na vida dos filhos; entretanto, prezar pelo bem-estar e conforto deve ser visto como algo crucial.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 10/01/2024 - 18:20