Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,094
Comunidade


PM de Minas intensifica operações para recapturar detentos que não retornaram após "saidinha" de Natal e Ano Novo



Foto: Nubya Oliveira


 

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está empenhada em uma série de operações para localizar e recapturar 73 presos que não retornaram ao sistema prisional após a "saidinha de Natal e Ano Novo". O benefício, concedido a detentos em regime semiaberto, permite quatro saídas de sete dias cada ao longo do ano. Até o momento, 118 detentos não cumpriram o prazo estabelecido pela Justiça, sendo que 45 deles já foram recapturados pelas autoridades.

A informação foi confirmada pela Major Layla Brunella, porta-voz da PMMG, durante uma coletiva de imprensa realizada no último sábado (6/1). Durante a coletiva, detalhes foram compartilhados sobre uma ocorrência que resultou no ferimento de um sargento da corporação durante uma perseguição a criminosos no bairro Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte, na noite de sexta-feira (5/1).

O autor do disparo contra o militar estava em saída temporária de Natal e deveria ter retornado ao Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, no dia 23 de dezembro do ano passado. O não cumprimento do prazo levou a Justiça a expedir um novo mandado de prisão, considerando o homem como foragido.

A Major Layla Brunella, durante a coletiva, expressou preocupação com a legislação que concede esse tipo de benefício. "Quantos casos vimos nos últimos dias em que o autor do crime é reincidente do sistema, que deveria ter retornado e não o fez? Então, esse é um momento em que a sociedade civil precisa se mobilizar, porque toda vez que a gente beneficia um criminoso, a gente prejudica o cidadão de bem", destacou.

As "saidinhas temporárias" são consideradas uma forma de ressocialização dos presos, de acordo com a legislação em vigor. Contudo, os recentes incidentes levantam questionamentos sobre a eficácia e a segurança desse benefício, levando a Major a sugerir a necessidade de revisão na legislação vigente.

As operações da PMMG prosseguem, visando garantir a recaptura dos detentos foragidos e reforçar a segurança durante as saídas temporárias concedidas pelo sistema prisional.

fonte: O Tempo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 07/01/2024 - 14:20


Comente esta Notícia