Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,094
Saúde


Nutricionista dá dicas para uma alimentação saudável e segura na praia



Foto: Divulgação/reprodução internet


 

Se você é daquelas pessoas que não dispensa uma ida à praia no verão, sabe que na hora da fome é comum ter dúvida do que comer e beber diante de tantas opções: tem pastel, camarão, milho, sucos. Posso comer e beber de tudo? É melhor consumir os produtos da barraca ou levar de casa? A nutricionista Ingrid Lopes, dá dicas de como fazer escolhas saudáveis e que cuidados tomar na praia. Confira:

Sanduíches naturais

Ideais para um dia quente de verão, os sanduíches naturais são um verdadeiro sucesso para comer na praia, afinal são saborosos e fáceis de transportar, além de agradar a maioria. Mas, é importante fazer seu sanduíche apenas com ingredientes que você sabe que podem enfrentar o calor da praia sem deteriorar ou alterar o sabor natural. Faça uma grande variação de receitas com alimentos como:

Pão sírio, pão de forma integral; bisnaguinhas; pão de batata; tomate; creme de ricota; queijo cottage;cenoura ralada; atum em lata; frango desfiado; sabores de pestos (manjericão, berinjela dentre outros)

Mix de frutas desidratadas

As frutas desidratadas são alternativas saudáveis, saborosas e muito fáceis de levar. Para deixar tudo ainda mais gostoso, prepare um mix de várias frutas ao invés de levar apenas um tipo na sua bolsa.

Boas opções para fazer seu mix são

Uvas passas;damascos desidratados;maçã desidratada;banana desidratada;ameixa seca;manga desidratada;  laranja, maçã, mexerica, pera, lichia e outras são super-resistentes à temperatura da praia, além de super saudáveis.

Chips de vegetais

Para quem quer levar algo diferente para a praia, uma boa ideia é preparar no dia anterior alguns chips de vegetais. Basta escolher opções como batata doce, cenoura, batata inglesa, abobrinha, beterraba, mandioca, abóbora e inhame, fatiar bem fininho com a faca ou um processador e levar para assar até desidratar.

Tempere bem com um pouquinho de sal e algumas ervas,  coloque em uma tábua para assar no forno (ou coloque em uma air fryer para ficar bem crocante). Depois é só colocar tudo numa vasilha para transporte e saborear.

Biscoito de polvilho

O biscoito de polvilho é um clássico das praias brasileiras, então por que resistir a ele na hora de escolher o que comer? Além de delicioso, é leve e agrada a todos, mas cuidado com o excesso de sal.

Milho cozido

Não consegue resistir ao saboroso milho cozido na orla da praia? E se você pudesse optar por uma versão mais saudável desse alimento para levar na sua bolsa? Basta preparar o milho em casa, picar para colocar em uma vasilha para transporte e temperar com um pouco de sal.

Além de mais saboroso, você ainda evita consumir milhos que podem ter sido preparados em águas contaminadas, o que é absorvido no alimento.

Pipoca temperada com ervas

Mais uma ideia diferente de comida para levar para a praia. Prepare um pouco de pipoca e tempere com uma pitada de sal e ervas secas. Coloque tudo em uma vasilha para transporte e saboreie na praia.

Além de diferente, a pipoca é um alimento super saudável se preparada com pouco óleo e sem adição de sal.

Depois de escolher o que vai levar para comer na praia, lembre-se de colocar tudo na sacola térmica para garantir que os alimentos estarão bem conservados.

Separe também bebidas refrescantes e geladinhas para lhe acompanhar nesse dia de sol como água de coco, sucos naturais, geladinhos.

Dica: Suco de cenoura é ótimo para ajudar na hidratação, proteção da melanina na pele, vale a pena levar em garrafinhas térmicas.

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 28/12/2023 - 13:42


Comente esta Notícia