Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Saúde


Nutricionista ensina a compensar os excessos nas ceias de fim de ano



Reprodução/Internet


 

As festividades de Natal e Ano Novo frequentemente nos presenteiam com mesas fartas repletas de iguarias irresistíveis, como pavê, salpicão, chester, tender, arroz à grega, salada de maionese, bacalhoada e pernil assado. No entanto, é fácil cair no exagero, o que pode ser um desafio para aqueles que estão em um processo de perda de peso.

"A ingestão excessiva de alimentos pode facilmente ultrapassar 2.000 calorias, especialmente se houver consumo de bebida alcoólica", alerta a nutricionista Bruna Borges Machado, especialista em tratamento contra a obesidade e comportamento alimentar no Instituto Joffre Rezende, em Goiânia. Ela ressalta que para compensar os excessos de uma ceia de Natal, algumas pessoas podem precisar de até uma semana de exercícios.

No entanto, Bruna tranquiliza aqueles que passaram um pouco dos limites, destacando que nem tudo está perdido. A orientação nestes casos é retornar à rotina alimentar saudável, priorizando verduras, frutas e proteínas para alcançar maior saciedade.

Além disso, manter-se hidratado é fundamental. O consumo de água, sucos e chás é recomendado para ajudar na recuperação. "A quantidade de água consumida no dia após o excesso deve estar adequada, agindo como um diurético natural, pois os exageros de carboidratos e bebida alcoólica provocam retenção de líquidos", destaca a nutricionista.

E é aí que os chás entram como grandes aliados. "No dia seguinte, é interessante o consumo de chás diuréticos, que ajudarão a desinchar, como chá de hibisco, chá verde e chá de cavalinha", sugere Bruna. Para aqueles que exageraram em gorduras e proteínas, ela recomenda chás digestivos, como gengibre, erva doce e hortelã, que proporcionam alívio.

Além da alimentação e hidratação adequadas, Bruna destaca a importância do retorno às práticas habituais de exercícios físicos. "Mesmo para quem comeu além da conta, não há necessidade de exagerar nas atividades físicas, mas retomar no ritmo de costume é de grande ajuda, mantendo o metabolismo acelerado", diz.

Para evitar futuros excessos, Bruna enfatiza a mudança de comportamento como fundamental. "Sempre é mais difícil reverter um exagero do que praticar o equilíbrio. É necessário que as pessoas se desapeguem do prazer de exagerar e perseverem na busca pelo emagrecimento", aconselha.

A nutricionista ressalta que as delícias das ceias não precisam ser proibidas, mas destaca a importância do autoconhecimento para que o controle alimentar não se torne penoso ou restritivo demais. Com equilíbrio e consciência, é possível desfrutar das festividades sem comprometer os objetivos de saúde e bem-estar.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 25/12/2023 - 18:20


Comente esta Notícia