Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Cultura


Reconhecimento: Ouro Preto enaltece a voz de Dona Jandira em homenagem especial



Foto: divulgação


 

A reverenciada cantora Dona Jandira recebeu uma emocionante homenagem em vídeo do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. O gesto simboliza o reconhecimento e gratidão pela contribuição única da artista à cena musical brasileira. Angelo Oswaldo, quando secretário de cultura do Estado, liderou um movimento que permitiu que Dona Jandira encantasse plateias em terras lusitanas.

A celebração do talento de Dona Jandira culminou em um evento marcante no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (15), seguido por uma homenagem no Memorial Vale, na Praça da Liberdade, em novembro.

Para Luciane Yamamoto, estudante de Letras na UFOP e moradora de Ouro Preto, a reverência a Dona Jandira é fundamental. "Pensar que o corpo de uma mulher preta canta e encanta reflete o meu corpo preto também. Conheço a Dona Jandira do Maletta, um lugar que sente orgulho dessa cantora maravilhosa", destaca Luciane.

Maurílio Romão, renomado diretor de teatro e graduado em direção teatral pela UFOP, destaca a potência cênica e poética de Dona Jandira. "Ela tem um apelo cênico e poético muito potente. A primeira vez que ouvi Dona Jandira cantar, fiquei parado para contemplar. Ela emergiu como uma diva, como uma artista bem colocada", afirma Romão.

O prefeito Angelo Oswaldo enfatiza que Dona Jandira representa o melhor das raízes musicais brasileiras. "Dona Jandira é a voz que vem da alma do Brasil. Essa grande cantora, radicada em Minas Gerais, se transformou em uma das grandes vozes que evocam toda cultura popular brasileira", elogia Angelo.

Prestes a completar 85 anos, Dona Jandira se emociona com a homenagem. "Angelo Oswaldo faz parte do avanço das políticas culturais no Brasil. É um grande gestor e um defensor da arte e do patrimônio cultural brasileiro. Ele ajudou muitos artistas. Se não fosse o empenho dele, não teria como ir a Portugal levar um pouco de nossa música. Fiquei muito agradecida e emocionada com as palavras e as ações do Angelo", desabafa a cantora.

Por Éverlan Stutz




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/12/2023 - 12:20


Comente esta Notícia