foto: prefeitura de Congonhas
Na manhã dessa segunda-feira (20), equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente deslocaram-se até o Parque da Cachoeira de Congonhas para avaliar os danos provocados pelo transbordamento da piscina natural, resultado das intensas chuvas ocorridas na noite do domingo (19).
O transbordamento impactou significativamente o entorno da cachoeira de Santo Antônio. Após o recuo das águas, foi constatada a presença de uma densa lama escura que assoreou a piscina natural, devastou a faixa de areia e invadiu o restaurante, além de atingir algumas piscinas artificiais. A força da água também arrancou parte do piso intertravado, agravando os prejuízos.
Como medida preventiva, a Defesa Civil decidiu interditar o local por tempo indeterminado, visando evitar possíveis acidentes. Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente estão atualmente nas empresas de mineração da região, investigando os possíveis responsáveis pelos danos ambientais. Órgãos de proteção ambiental e defesa social, tanto em níveis estadual quanto federal, foram acionados para colaborar nas averiguações.
Equipes e maquinários da prefeitura estão sendo mobilizados para iniciar os trabalhos de limpeza e reconstrução nas áreas afetadas do Parque. A previsão é que o local permaneça fechado aos visitantes nos próximos dias, enquanto as ações de recuperação são realizadas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 21/11/2023 - 07:20