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Quatro tendências de negócios online em alta e como começar a empreender agora mesmo



Foto de Tech Daily por Unsplash


 

“E-commerce” é o nome dado aos negócios que funcionam exclusivamente online ou de maneira híbrida. As áreas de atuação são vastas, de modo que é preciso estar atento às tendências do mercado.

Segundo dados publicados pela Associação Brasileira de Comércios Eletrônicos (ABComm), o número de e-commerce no Brasil já passa de meio milhão. Só em 2022, foram observados mais de 368,7 milhões de pedidos em comércios online, o que mostra o impacto desse tipo de negócio eletrônico.

Para os empreendedores, o cenário é muito positivo, uma excelente oportunidade para “surfar na onda” dos comércios digitais. Naturalmente, empreender na área requer preparo, especialmente com relação ao tipo específico de negócio que tem mais chances de levar ao sucesso.

Nesse texto nós listamos 4 tipos de negócios que são tendência no momento, bem como elaboramos um pequeno guia sobre os passos que você deve dar ao abrir o próprio negócio na internet. As dicas valem tanto para empreendedores experientes quanto para aqueles que estão começando.

1. Seguros de automóveis
O aumento da venda de seguro auto online está relacionado com a conveniência ao consumidor. Enquanto uma busca física requer a ida a muitas seguradoras, a fim de obter informações diversas, os negócios feitos pela internet são muito mais ágeis e diminuem custos de deslocamento dos clientes.

Além disso, engana-se quem pensa que a venda de seguro auto elimina o papel do corretor. Muito pelo contrário! Esse profissional vê a sua atuação amplificada, já que não é preciso ficar “preso” a um horário comercial das 8h às 18h. Dessa forma, é preciso estar atento aos canais de comunicação.

A fim de alcançar os clientes nessa tendência dos negócios online, deve-se estar presente nas redes sociais, desenvolver conteúdos para sites e blogs e atender pelo WhatsApp. Além disso, firmar parceria com as melhores seguradoras a fim de ofertar o melhor seguro auto digital para os seus clientes.

A demanda existe para aqueles empreendedores que sabem tirar proveito do que o âmbito online tem a oferecer de melhor.

2. Produção de conteúdo para as redes
A produção de conteúdo para as redes sociais é uma tendência de negócios especialmente lucrativa porque ela se relaciona com muitas outras. O serviço ofertado por redatores, produtores audiovisuais e outros profissionais da área, é necessário para os mais diversos espaços online.

3. Artigos para pets
Uma pesquisa da Euromonitor revelou que em 2022 o Brasil tinha cerca de 168 milhões de pets, entre 38 milhões de cães, 34 milhões de gatos e 42 milhões de aves. Esses dados superam anos anteriores, o que significa que o e-commerce voltado para artigos de pets observa maiores demandas a cada ano.

4. Delivery de comidas
Segundo o iFood, estima-se que os brasileiros pedem comida fora de casa 1 vez a cada 4 dias, um aumento considerável em relação ao ano anterior. A partir do uso de plataformas que alcançam consumidores, restaurantes, lanchonetes e outros negócios podem chegar mais fácil a seus públicos.

Como posso começar a empreender agora mesmo?
O primeiro passo para começar a empreender é realizar boas pesquisas. Mesmo se você tiver expertise dentro da área na qual deseja abrir o negócio, empreender é muito diferente de aplicar os conhecimentos como profissional contratado. Burocracias devem ser analisadas com cuidado.

Além disso, é preciso compreender que tendências mudam com o tempo. O que é altamente lucrativo hoje pode não se manter assim amanhã. Uma boa recomendação é analisar dados de anos passados. Se um determinado nicho do mercado observa crescimento ininterrupto, suas chances são melhores.

Por fim, é imprescindível ter em mãos as ferramentas que permitem não somente a abertura do negócio, mas a sua manutenção. Isso inclui matérias-primas (para o caso de vendas de produtos) e softwares (para o caso da oferta de serviços). A variação dependerá de cada tipo de negócio online.

Acima de tudo, o mais importante é que esteja sempre se atualizando em relação ao mercado, a fim de seguir as tendências, mas também estar à frente delas. De acordo com as demandas, devemos disponibilizar produtos e oferecer serviços de qualidade antes dos concorrentes.




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Postado por Rafaela Melo, no dia 14/11/2023 - 16:30


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