Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 21° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,068
Comunidade


PMCL busca garantir piso salarial para profissionais de enfermagem; Projeto de Lei está em andamento



foto: prefeitura de Lafaiete


 

No último dia 12 de setembro, a prefeitura de Conselheiro Lafaieter protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que tem como objetivo autorizar o poder executivo a repassar recursos recebidos da União, visando cumprir com a assistência financeira complementar estabelecida pela emenda constitucional 127/2022. Este projeto foi apresentado em conformidade com a minuta de anteprojeto e recomendações da Confederação Nacional dos Municípios, e é importante ressaltar que não traz qualquer inovação legislativa para o município.

O foco principal deste Projeto de Lei é garantir que os vencimentos dos profissionais da enfermagem que atuam no município alcancem o piso salarial estabelecido pelo Governo Federal. Para isso, um cálculo preciso para o repasse dos recursos é realizado após o cadastramento dos servidores na plataforma InvestSUS. Esse processo permite que o Governo Federal encaminhe, de forma individualizada, os valores a que cada servidor tem direito, garantindo que atinjam o piso salarial estipulado.

É importante destacar que os critérios utilizados para atingir o piso salarial foram estabelecidos pelo Governo Federal, e, portanto, o município não tem competência para alterá-los. Nesse contexto, o Executivo Municipal reconhece a relevância desse projeto e solicitou a tramitação em regime de urgência, com o objetivo de atender às expectativas dos profissionais de enfermagem que desempenham um papel fundamental na cidade.

Os vereadores do município demonstraram sensibilidade em relação a esta matéria e estão tratando o Projeto de Lei em caráter de urgência. Com a aprovação do projeto, a previsão é que ele seja sancionado no dia seguinte pelo Executivo. A sanção desta lei possibilitará que os profissionais da enfermagem que atuam em Conselheiro Lafaiete recebam os valores repassados pela União, o que evidencia o comprometimento da Administração Municipal em assegurar que os direitos e garantias desses servidores sejam respeitados.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 28/09/2023 - 17:50


Comente esta Notícia