Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 16° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,109
Saúde


Psicóloga alerta: depressão é uma doença e o paciente precisa de apoio e tratamento



Reprodução Internet


 

A depressão pode ocorrer em  qualquer  faixa etária: criança, adolescente, adulto e idoso.De forma geral, tanto em homens quanto em mulheres, para desenvolver –se depressão, duas vulnerabilidades precisam estar presentes: a hereditariedade (quando alguém da família apresenta ou já apresentou a doença); e, a social, que corresponde aos episódios vividos e a forma como a pessoa lidou (ou lida) com as adversidades. 

Apoio familiar

De acordo com a psicóloga, Renata Dias, em um quadro de depressão, a pessoa se sente fragilizada e, muitas vezes, desacreditada, abandonada. Esta pessoa precisará de um olhar atencioso, acolhedor, afetuoso, sem julgamentos. Quem estiver próximo de uma pessoa com depressão pode ajudar, demonstrando preocupação para com ela, disposição para ouvi-la, para acolhê-la.

Para melhor auxiliar, é importante que se busque informações à respeito da depressão, para compreender as características da doença e, principalmente, para não subestimar a sua gravidade.

 Encoraje a pessoa falar sobre seus sentimentos e esteja disposta ouvir sem julgar.

Ouça as preocupações, sem pressa, olhando atentamente para a pessoa.

É necessário não desistir, muita paciência é fundamental para com o discurso negativo e repetitivo da pessoa depressiva

Estar presente com a pessoa ou fazer algo junto é um excelente encorajamento.

Evite dizeres tais como: “está tudo na sua cabeça”; “todos nós passamos por momentos como esse e eu não posso fazer nada sobre sua situação”; “você só pensa em ficar na cama”. Não diga a uma pessoa com depressão que você entende da doença.

-Incentive a pessoa com depressão a buscar ajuda com um psicólogo. Este profissional, a partir de uma avaliação criteriosa do paciente, o encaminhará a um médico psiquiatra, caso seja necessário.

_ Ajude a pessoa a fazer uma lista completa de sintomas para discutir com o profissional

_ Acompanhe a pessoa a primeira consulta e a outras, se for necessário.

_ Ajude a pessoa com depressão a manter seus compromissos (desde frequentar as terapias, como tomar os medicamentos corretamente). Por isso importante estar sempre presente na rotina da pessoa.

"Reafirme o quanto você se importa com ela, pois toda expressão de afeto, neste momento delicado, é de grande importância para ajudar a pessoa aderir ao tratamento. Até o tratamento fazer efeito é necessário esse “monitoramento afetivo e cuidadoso” pois a pessoa depressiva é negativa e não têm esperança na recuperação.E é importante ressaltar ainda que para os depressivos com ideação suicida, essa atitude de cuidado e zelo é uma forma eficiente de prevenção", conclui.

Prevenção

Mesmo não existindo garantias de que seja possível prevenir completamente a doença, existem alguns meios de “prevenir” a doença ou de sofrer recaídas.

Algumas sugestões:

Invista na qualidade de vida, procure uma rotina equilibrada, com atividades que tragam prazer. Cuide bem da sua saúde geral, pratique atividades físicas. Mantenha-se em contato com pessoas que você goste, passe seu tempo livre com pessoas que você ame. Busque sempre coisas novas para fazer. Aí você descobrirá seus novos talentos e se orgulhará de suas novas conquistas.

Seja uma pessoa autodeterminada, planeje e organize suas ações sem perder o foco. Se você propõe fazer algo, faça, conclua. Se você só fala e não age, perde sua autoconfiança. Então seja confiável para você.

Evite situações e pessoas que te fazem se sentir mal. Busque amigos, faça novas amizades. Tome iniciativa, não espere que os outros venham até você. Seja gentil e agradável com as pessoas.

Se perceber que está infeliz com algo que você pode mudar, então comece hoje (pode ser iniciar uma dieta, uma atividade física se estiver incomodada com seu peso).

 

 

 

 

 

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 13/09/2023 - 15:44


Comente esta Notícia