Fotos: Arquivo Jornal CORREIO
A tecnologia facilitou o dia a dia das pessoas – inclusive das más intencionadas. De acordo com dados do Procon-CL, até o dia 28 de agosto, o órgão já havia somado 1.756 novas reclamações. 669 delas estavam em processo de tratamento. São, em média, registradas 220 novas reclamações por mês, e a maioria delas nasce, agora, no meio digital, a partir de brechas que a vítima pode dar, sem perceber. “As reclamações mais recorrentes envolvem golpes e fraudes na internet, além de empréstimos consignados realizados sem o conhecimento do consumidor”, pontua a gerente da unidade, a advogada Mariana Oliveira. Importa salientar que o número total de atendimentos ainda não pode ser contabilizado, uma vez que apenas as reclamações efetivas contra os fornecedores são registradas no sistema. ‘Estamos atualmente na fase de implantação do registro de todos os atendimentos”, explica.
Lamentavelmente, a resolução desses problemas está diretamente ligada à prevenção. Conforme orienta Mariana Oliveira, o consumidor deve buscar informar-se e estar vigilante para não se tornar mais uma vítima de atividades criminosas. “É imperativo que o consumidor seja extremamente cauteloso com seus dados pessoais e bancários, redobrando a atenção ao realizar compras ou contratações via internet”, adianta. Nunca é demais alertar para não compartilhar número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras. Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para promover a privacidade dos dados. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Não faça isso no mundo virtual.
Advogada Mariana Oliveira
No caso de empréstimos consignados sem o conhecimento do consumidor, a orientação de Mariana Oliveira é para que o beneficiário mantenha a opção de empréstimo consignado junto ao INSS bloqueada. “Quando houver a necessidade real de um empréstimo, o desbloqueio poderá ser feito na agência do INSS. Posteriormente à contratação do empréstimo em uma agência bancária de confiança, o bloqueio pode ser novamente realizado”, explica.
Para efetuar o atendimento, é indispensável que o consumidor apresente seus documentos pessoais, bem como toda a documentação pertinente ao problema, acompanhada dos comprovantes das tentativas anteriores de resolução junto à empresa.
O Procon Municipal de Conselheiro Lafaiete realiza atendimento presencial na Rua Carijós, 123, Rosário, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Os consumidores têm a opção de agendar atendimentos e obter informações através do WhatsApp (31)98489-3830 ou pelo telefone (31)99239-6707.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 11/09/2023 - 13:40