Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Região


Congonhas: 243 anos de devoção ao Bom Jesus de Matosinhos



foto: prefeitura de Congonhas



Há 243 anos, a cidade de Congonhas celebra o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos, uma das festas religiosas mais antigas e tradicionais do Brasil. Oficialmente reconhecido pelo Papa Pio VI em 1779, o jubileu tem raízes que remontam a meados do século XVIII, quando o minerador português Feliciano Mendes trouxe a devoção ao Bom Jesus de Portugal para as terras congonhenses.

Segundo historiadores, Feliciano Mendes chegou a Congonhas em busca de ouro por volta de 1750. No entanto, sua saúde logo se deteriorou devido às condições difíceis de mineração. Recorrendo à sua fé, ele se curou e se dedicou ao restante de sua vida a promover a devoção ao Bom Jesus e arrecadar fundos para a construção de um templo em sua honra.

A construção da Capela do Bom Jesus começou em 1759, quando a primeira missa foi celebrada no local. Dois anos depois, Feliciano Mendes encomendou uma imagem do Bom Jesus em Portugal, que foi colocada no altar da capela. O número de peregrinos aumentou gradualmente, atraindo pessoas de várias partes da província e até de outras capitanias.

Em setembro de 1775, durante as celebrações dedicadas ao Bom Jesus, o músico Manoel Dias de Oliveira foi contratado para tocar durante três dias da festa. Em 1779, o Papa Pio VI oficializou o jubileu e concedeu indulgências plenárias aos fiéis católicos que participassem da festa.

O primeiro Jubileu oficial ocorreu em setembro de 1780, com a realização de missas festivas diárias e a presença de diversos sacerdotes católicos. A festa cresceu ainda mais com a inauguração de uma estação ferroviária em Lobo Leite, em 1886, que trouxe milhares de peregrinos de diferentes partes do país.

Hoje, o Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas é uma celebração religiosa e cultural que atrai fiéis e turistas de todo o Brasil. A tradição perdura há mais de dois séculos, reforçando a fé e a devoção ao Senhor Bom Jesus.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 08/09/2023 - 07:20


Comente esta Notícia