Foto: divulgação
A arte é sublime e pode entrar em nossas vidas e nos surpreender de várias formas e a qualquer momento de nossa existência. Foi o que aconteceu com a Senhora Maria Andrade Moreira de Carvalho, carinhosamente chamada pela família e amigos de Dona Mariazinha, que despertou o talento para as artes depois dos 90 anos.
Mãe de 9 filhos, avó de 23 netos e bisavó de 18 bisnetos, hoje com 95 anos, Dona Mariazinha, moradora do bairro Santo Antônio em Conselheiro Lafaiete, se encantou com a arte de colorir e todos os dias dá asas à imaginação, enchendo de vida os mais variados desenhos.
O “desabrochar” da arte para D. Mariazinha aconteceu em 2019, quando ganhou um livro de presente, daí não parou mais de colorir, e hoje é sua atividade preferida. Segundo familiares a qualquer hora que chegar em sua casa, provavelmente ela estará colorindo. Seu trabalho incentiva netos e bisnetos a colorirem também, e quando estão com a avó / bisavó querem produzir sua artes. “Eles acham super legal a arte que ela faz”, disse a nora, Vânia Matos.
Dona Mariazinha colore desenhos variados, fadas, flores, animais, pássaros, entre outros, mas, tem uma preferência, ela nos contou que o que mais gosta de colorir são passarinhos. E seus dois primeiros quadros são de pássaros, que ela exibe orgulhosa e ficam expostos na parede de sua casa. Seus quadros traduzem detalhes que chamam a atenção pelas cores cuidadosamente escolhidas e pela harmonia nas composições.
Para valorizar ainda mais o belo trabalho, sua nora, Vânia Matos, teve a ideia de colocar os desenhos na moldura, o que animou ainda mais a artista que, além de talentosa é muito desprendida. E por entender que a arte não pode ficar guardada, ela sempre presenteia amigos e familiares com seus lindos quadros.
E para divulgar ainda mais e motivar Dona Mariazinha a continuar a produção dos quadros Vânia organizou uma exposição que aconteceu no último sábado, 26 de agosto, na casa da artista.
“Tive a ideia de montar a exposição e ela [Dona Mariazinha] ficou super animada. Todo dia ela perguntava quando seria. Sempre incentivo ela levando desenhos e lápis. A família também incentiva presenteando com livros de colorir e com lápis”, comentou Vânia Matos.
Durante a exposição Dona Mariazinha, sempre com um sorriso no rosto, recebeu amigos e familiares, com toda simpatia e carisma que lhes são peculiares. Todos os quadros expostos foram vendidos por valores simbólicos que serão revertidos para compra de novas molduras. Na ocasião foi preparada uma dinâmica com todos os presentes ressaltando a importância da solidariedade e a tarde mais que especial terminou com um delicioso café.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 01/09/2023 - 11:20