Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Comunidade


Ações vs Índices: O que os Traders Devem Saber



foto: pexels


 

Idealmente, você utilizará uma variedade de instrumentos de negociação para garantir a segurança da sua carteira e aumentar as melhores chances de sucesso - no entanto, o que você escolhe como sua ferramenta principal dependerá das suas necessidades, desejos e preferências. Dois ativos amplamente utilizados são as ações e os índices. Negociar ações envolve investir em ações de empresas que você considera viáveis para apoiar, com base no desempenho delas, defesa de ESG ou qualquer outra informação em que você ache sensato investir o seu dinheiro. A negociação de índices, por outro lado, especula sobre o desempenho de um segmento de mercado, criando uma carteira com base nos títulos de um índice específico. Fazendo isso, você pode imitar o desempenho geral de um mercado.

Ambes instrumentos de negociação têm vantagens e desvantagens. Continue lendo para descobrir o que você, como trader, precisa saber para escolher entre eles.

Diversificação da carteira

Ter uma carteira diversificada significa possuir uma variedade de ativos de diferentes setores que podem amortecer os riscos uns dos outros e apoiar os sucessos uns dos outros. Embora você possa fazer isso com ações individuais por meio de uma curadoria eficaz, negociar com índices já proporciona diversificação inerente em um nível, uma vez que um índice é composto por ações de diversos setores. Ao usar índices para negociar, você pode abranger mais ações e setores sem precisar acompanhar cada um individualmente. Você até pode negociar'índices mundiais' como o Dow Jones e o Nasdaq. Diversificar a sua carteira ao se ligar ao mercado global de índices oferece oportunidades lucrativas que você não teria de outra forma: isso lhe dá a chance de lucrar com o sucesso de milhares de empresas em todo o mundo.

Apetite ao risco

Qualquer negociação envolve riscos. No entanto, o sucesso de uma ação depende da eficiência de uma única empresa. Se a empresa falhar, você pode perder parte ou até mesmo todo o seu investimento. Com índices, porém, você está especulando sobre o desempenho de um conjunto de ações - o que significa que mesmo se algumas das empresas dentro do índice escolhido não forem tão bem-sucedidas, suas perdas são mitigadas pelas outras instituições dentro do índice. Um bom exemplo desse contraste seria como as ações da empresa Embraer, fabricante local de aeronaves, recentemente caíram quase 5%, mesmo com o anúncio de várias perspectivas novas e acordos de vendas de aeronaves. Enquanto isso, o índice do qual ela faz parte - BOVESPA - subiu 1,11%, impulsionado pelo sucesso de suas outras ações. Resumindo, os índices geralmente são mais atraentes para os avessos ao risco, enquanto as ações são para aqueles dispostos a apostar no desempenho individual das empresas.

Potencial de recompensa

Embora negociar ações possa ser mais arriscado, você também tem o potencial de recompensas maiores. Empresas individuais podem alcançar lucros mais lucrativos em um ritmo mais rápido, e você, como acionista, pode se beneficiar disso - com Luiz Barsi, um dos investidores de maior sucesso do Brasil, sendo um exemplo exemplar. Sua principal estratégia é apoiar empresas que pagam excelentes dividendos, o que lhe permitiu acumular um lucro de cerca de 4 bilhões de reais. Enquanto isso, embora investir em bons índices torne provável que você obtenha lucros, seus retornos podem ser menores do que os que você obteria ao investir em uma empresa individual.

Liquidez

A liquidez, ou a facilidade com que se pode comprar ou vender um ativo sem afetar o preço de mercado, também é um fator que você deseja considerar como trader. Índices tendem a ter maior liquidez - geralmente há compradores interessados, e vender seu ativo não impactará as ações dentro do índice em grande medida. Ações, por outro lado, tendem a ser menos líquidas. Se há compradores disponíveis depende da reputação da empresa, e transacionar com ações pode influenciar fortemente o mercado. Por exemplo, quando o presidente do Nubank, David Vélez, vendeu 25 milhões de ações, o valor de cada ação caiu quase 9%.

Estratégia de investimento e negociação

Pense na sua abordagem preferida para a negociação ao escolher o seu instrumento. Se você gosta da emoção do scalping, por exemplo, a negociação de ações lhe proporcionará as transações rápidas que você prefere. Índices são melhores para investimentos de longo prazo e são mais benéficos para aqueles que desejam uma forma mais passiva de transação. Escolha o instrumento com base na forma como deseja negociar.

A negociação de ações e a negociação de índices têm suas vantagens e desvantagens. Com os critérios acima, você pode escolher o instrumento financeiro que mais ressoa com a forma como você deseja operar como trader.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 31/08/2023 - 19:20


Comente esta Notícia