Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 18° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,128
Comunidade


Como a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online



Imagem de Hasan Albari / Pexels


 

A tecnologia está cada vez mais avançada. Por isso, falaremos neste texto como a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online.

A Inteligência Artificial tem a capacidade de realizar atividades no lugar de uma pessoa. Por este motivo, é essencial estarmos atentos a todas as inovações para sabermos em que podemos trazer esta tecnologia para ajudar em seu negócio online.

Com o avanço e crescimento, principalmente, do e-commerce no Brasil, este segmento está cada vez mais procurando por soluções que tragam destaque para o seu negócio diante da concorrência.

Uma das formas do empreendedor digital agregar ao seu negócio é a aplicação de tecnologias como, por exemplo, a IA, que tem grande possibilidade de proporcionar um diferencial no momento da compra, trazendo mais conversão para a loja virtual.

Quando pensamos em como a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online, independente de qual seja, existem diversas situações que vão desde o atendimento ao cliente até a fazer o controle do estoque.

Além disso, com o auxílio desta tecnologia, você conseguirá fazer a identificação de como é o comportamento de seus clientes. Com estas informações, ficará mais fácil oferecer ou recomendar produtos que fazem parte do interesse deste público que acessa a sua loja.

Como aplicar a Inteligência Artificial no negócio online?

É impressionante como a experiência do usuário em um negócio online melhora quando ele tem aplicadas a IA. Uma das vantagens disso é a satisfação do cliente na plataforma, fazendo com a probabilidade de fidelização seja maior.

Claro, que não é só para uma loja virtual que a IA pode ser aplicada. Diversos setores como, por exemplo, financeiro e da saúde, já implementaram várias ferramentas.

Saiba o que é possível fazer para que a Inteligência Artificial ajude em seu negócio online:

1 – Chatbot

Este é o primeiro item da lista porque as pessoas que estão na internet gostam de interação e, muitas vezes, a empresa não tem uma pessoa 24 por dia e sete dias da semana à disposição para ficar no atendimento do chat do site da empresa, por exemplo.

Por este motivo, implementar o chatbot, que é um programa de computador que consegue fazer a simulação de uma conversa humana, trará diversos benefícios ao negócio online.

Claro, que são conversas pré-programadas, mas os robôs conseguem fazer a identificação do cliente através de dados como telefone e e-mail, trazendo mais proximidade e melhorando a experiência do consumidor na plataforma.

É essencial que, depois de implementado, sejam feitos testes de todos os estilos para ver se o funcionamento do chatbot está de acordo com o esperado, atendendo todas as necessidades, principalmente, dos clientes que terão contato com a tecnologia.

2 – Assistente

Com esta ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial é possível realizar a marcação de compromissos, reuniões, dentre outros assuntos que o usuário gostaria que estivesse na agenda. Uma destas tecnologias bem conhecidas é a Siri, da Apple, que por comando de voz executa diversas tarefas.

Em uma empresa, a assistente pode ajudar um departamento a organizar processos e documentações, por exemplo.

3 – Auxiliar na logística

Outra forma que a Inteligência Artificial pode ajudar em seu negócio online é na logística, controle de estoque e detalhamento dos pedidos, dentre outros, como: 

Com as análises feitas pelos robôs, é possível olhar o histórico de vendas e gerar outros relatórios que poderão ajudar a fazer uma previsão de vendas no futuro;

Melhora na rota de entrega, otimizando o tempo e trazendo mais eficiência para este setor da empresa.

4 – Tarefas repetitivas

Nem sempre todas as empresas têm um quadro de funcionários grande. Por isso, quanto mais for otimizado, dependendo do setor, será melhor ainda para o negócio online porque os seus funcionários poderão ficar focados em outras entregas, agregando ainda mais para a empresa.

5 – Campanhas mais assertivas

O principal objetivo de uma campanha de marketing é trazer resultados para a empresa, não é mesmo? Por isso, é importante ser o mais assertivo possível. Com a coleta de dados feita pela IA, a empresa poderá ter insights diferenciados que poderão impactar o consumidor de uma forma que não terá como o cliente não comprar na plataforma, se o seu negócio online for um e-commerce. 

Você já tem a Inteligência Artificial implementada no seu negócio online? Conte para a gente nos comentários qual dessas você já utiliza. E, se não tem nenhuma, qual delas seria mais funcional na sua empresa.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 24/08/2023 - 19:26


Comente esta Notícia