Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Região


Secretaria de Saúde de Congonhas capacita profissionais em aleitamento materno com a consultora Camila Rates




 

O mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno, uma prática fundamental para a saúde e bem-estar dos recém-nascidos e suas mães. Instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017, o período é conhecido como "Agosto Dourado", em referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Nesse período, são intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre os benefícios da amamentação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida pode reduzir em até 63% as internações hospitalares por doenças respiratórias, como pneumonia, bronquiolite e gripes. Além disso, a amamentação prolongada por mais de seis meses pode trazer ainda mais benefícios para o desenvolvimento infantil.

Um dos aspectos mais relevantes é a proteção que o aleitamento materno oferece contra o risco de morte nos primeiros cinco anos de vida, um período em que as crianças são mais vulneráveis. Esse efeito protetor se mantém independentemente de a criança possuir comorbidades ou não. Para as mães, amamentar também traz vantagens, desde uma redução de peso mais rápida no pós-parto até a diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e câncer de mama e ovário.

Em Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em promover o aleitamento materno, buscando capacitar os profissionais da rede pública de saúde. Nos dias 16 e 17 de agosto, está programada uma capacitação para médicos e enfermeiros, com a participação da consultora em amamentação, Camila Rates. O objetivo é abordar a importância do aleitamento materno, apresentar os índices atuais no Brasil e destacar a relevância do apoio dos profissionais de saúde para facilitar a amamentação e auxiliar as lactantes a enfrentarem os desafios que possam surgir.

Além disso, durante todo o mês de agosto, os postos de saúde de Congonhas oferecerão grupos de gestantes, visando discutir os aspectos essenciais em torno da amamentação. Camila Rates, diretora de atenção primária à saúde, enfatiza a importância desse trabalho prévio com as gestantes. "Trabalhar as questões do aleitamento materno durante a gestação é fundamental para o sucesso de todo o processo. No grupo de gestantes, abordamos diversos temas, como a correta pega e posicionamento ao amamentar, a importância da livre demanda e outros pontos relevantes para prevenir complicações que possam surgir na amamentação."




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 04/08/2023 - 13:20


Comente esta Notícia