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Comunidade


Programa digital agiliza aprovação de documentos na Prefeitura de Lafaiete




 

Desde a implantação do Sistema Aprova Digital, a Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete vem transformando processos físicos e manuais em digitais e autônomos.

Os processos em papel chegavam a consumir mais de 64 mil folhas por ano e alvarás de construção que demoravam mais de oito meses já são emitidos em cerca de 70% menos tempo.

Segundo o secretário de Planejamento, Daniel Moreira Coelho, o objetivo é reduzir para 90% o tempo de espera no próximo ano.

“A gestão dos processos era feita em planilhas de excel que não forneciam dados precisos e indicadores para acompanhar os resultados. Com a Aprova conseguimos entender e melhorar os processos, além de otimizar os serviços e reduzir as taxas cobradas dos cidadãos”, explica.

Antes da migração para o modelo digital, para solicitar seu pedido na secretaria o cidadão imprimia dezenas de folhas, preenchia toda papelada à caneta e só depois se deslocava até o balcão da prefeitura, onde não era incomum enfrentar filas para protocolar o pedido.

Mesmo depois de toda a demora para conseguir a primeira análise, se fosse constatada qualquer irregularidade ou pendência, o processo voltava para o requerente, que precisava refazer todo processo do zero.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta , que também é arquiteto,  destaca que os processos digitais facilitam o trabalho de quem precisa construir e possibilitam que o profissional assuma um maior volume de trabalho.

"Por ser totalmente online, é possível acompanhar o andamento dos processos em tempo real, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa de ajustes. Tudo mais rápido, sem sair de casa ou do escritório", detalha.

 A tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema são automatizadas.

Desde a implantação da Aprova, em Conselheiro Lafaiete, quase 3 mil processos tramitaram de forma totalmente digital. A primeira análise passou a ser realizada em apenas três dias, em média.

Natália Fernandes, diretora de Habitação do Município, diz que a Aprova contribuiu para implementar uma governança útil e eficiente - algo extremamente necessário em uma gestão que quer acompanhar o ritmo de uma sociedade cada vez mais digital.

“Desde a implantação do processo até o uso final pelo munícipe, a plataforma ajuda e torna o processo muito mais ágil durante toda a tramitação. Ela tem uma interface amigável e permite fazer a integração dos processos de forma prática”, avalia.

 

Como utilizar o atendimento digital em Conselheiro Lafaiete

Entre os serviços digitais disponíveis na Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete, estão:

1.    Alvará de construção

2.    Alvará de reforma

3.    Aprovação de projeto

4.    Análise de projeto parcelamento de solo

5.    Certidão de habite-se

6.    Certidão de Número

7.    Comunicação de início de Obra

8.    Demolição

9.    Reabertura de processos

 

Para fazer uma solicitação o cidadão deve acessar o site: https://conselheirolafaiete.aprova.com.br/home e criar uma conta na plataforma. Após fazer o login, é possível acessar os serviços digitais disponíveis na secretaria.

Em caso de dúvidas sobre como dar entrada em um processo digital, o usuário pode recorrer ao suporte técnico da própria plataforma que funciona em horário comercial.




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Postado por Rafaela Melo, no dia 10/07/2023 - 17:30


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