Uma nova vacina contra a dengue começou a ser aplicada nessa segunda-feira (26) na rede privada no Brasil. A Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, é a segunda vacina contra a doença a receber registro no país, mas é a primeira que também poderá ser aplicada em pessoas nunca antes infectadas pelo vírus da dengue. O Ministério da Saúde ainda não definiu se o imunizante será disponibilizado no SUS (Sistema Único de Saúde).
Até então, a única vacina contra a dengue disponível no país era recomendada somente para quem já contraiu algum sorotipo da doença. Isso porque o objetivo da Dengyaxia, do laboratório Sanofi Pasteur, é proteger contra uma possível segunda infecção. Além de atingir um público maior, a nova vacina descarta a necessidade de teste para saber se a pessoa já teve dengue ou não, o que é vantajoso. Isso porque o acesso ao exame é difícil, geralmente disponível apenas em rede particular. E se o teste for feito, o resultado pode não ser 100% confiável, principalmente se a infecção ocorreu há muitos anos.
O valor de cada dose deverá ficar entre R$ 301,27 e R$ 402,05, de acordo com preço tabelado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).
A vacina da Takeda é composta de versões atenuadas dos quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue. Ou seja, nela estão vírus vivos enfraquecidos.
Fonte: UOL
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 29/06/2023 - 11:20