Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,094
Região


Conferência Municipal de Assistência Social de Congonhas abordou melhorias para famílias em vulnerabilidade social




 

Foi realizada pela Sedas, na última sexta-feira (23) e no sábado (24), a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Congonhas. Este ano o tema foi “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. Durante as últimas semanas foram promovidas discussões sobre as políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a participação de vários representantes da sociedade civil.

Na abertura do evento a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de MG, Elizabeth Jucá, participou e falou sobre a importância do tema discutido este ano “entre as ações da Secretaria, estamos propondo a retomada e aumento do valor do pagamento do Piso Mineiro de Assistência Social, além do repasse de recursos para o financiamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Creas) em municípios de pequeno porte. Essas ações auxiliam na construção de um Suas mais forte, preparado para atender as famílias em situação de vulnerabilidade e na melhoria contínua do sistema, tendo sempre como protagonista o usuário da Política de Assistência Social”, enfatizou.

A Secretária da Sedas, Libertad Lamarque, ressaltou a importância da realização das cinco pré-conferências. “Nos organizamos na divulgação e nas pré-conferências e realizamos nossa XII Conferência Municipal de Assistência Social de Congonhas com grande êxito. Para este sucesso, precisamos agradecer aos usuários, servidores e à secretária Elisabeth Jucá pela presença ilustre na abertura dos trabalhos e pelas considerações relevantes para alcançarmos o Suas que queremos”, afirmou.

A palestra magna sobre tema da Conferência foi ministrada pelo superintendente de Proteção Social Básica, da Subsecretaria de Assistência Social (Subas), Elder Gabrich, que abordou a importância do controle social para o acompanhamento e avaliação da política de assistência social, além das formas de financiamento e articulação entre os serviços, benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda.

Após a etapa municipal será realizada a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e pela Sedese-MG, com a finalidade de discutir a implementação da Política Estadual de Assistência Social e propor diretrizes para o seu aperfeiçoamento e expansão. A etapa estadual será realizada nos dias 3, 4 e 5/10, em local ainda a ser divulgado.

Confira no site www.congonhas.mg.gov.br as ações que foram discutidas nos 5 eixos e encaminhadas ao Estado.

Por Lílian Gonçalves
Fotos: Terezinha Cândida




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 28/06/2023 - 18:20


Comente esta Notícia