Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Comunidade


Advogado lafaietense conquista bolsa de estudos na Alemanha




 

Um jovem talento do Direito, nascido e criado em Lafaiete, está de malas prontas para a Europa. Álisson Thiago de Assis Campos (foto) foi selecionado para receber a disputada ‘German Chan­cellor Fellowship for Prospective Leaders’ (Bolsa do Chanceler Alemão para Líderes do Futuro) - um financiamento concedido pelo governo alemão a jovens líderes de seis países: Estados Unidos, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A bolsa é gerenciada pela Fundação Alexander von Hum­boldt, uma das instituições de pesquisa mais prestigiadas da Europa, que possui em seu quadro de ex-bolsistas nada menos que 59 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo dois vencedores do ano passado. Vale destacar, também, que a Fundação Alexander von Humboldt é responsável pela entrega de alguns dos maiores prêmios científicos do mundo, o que reforça ainda mais a importância da bolsa recebida por Álisson Campos.

Com essa conquista, o jovem advogado terá a oportunidade de viver na Alemanha por aproximadamente um ano e meio, com todos os seus gastos custeados pelo governo alemão. “Eu participarei de um curso intensivo de alemão em Bonn, antiga capital da Alemanha Capitalista, e terá o apoio da Deutsch-Brasilianische Gesellschaft (Sociedade Brasil-Alemanha - DBG) para conhecer o funcionamento do Judiciário alemão. Mais especificamente, conhecerei as iniciativas de Justiça Restaurativa aplicadas aos casos de violência doméstica”, revela.

Para a sua estadia na Alemanha, Álisson Campos traçou quatro principais objetivos a serem alcançados. “Primeiro, quero compreender como funciona o sistema jurídico alemão. Depois, identificar boas práticas que possam ser implantadas no Brasil. A terceira meta é organizar um seminário ou congresso entre Brasil e Alemanha, fortalecendo as relações entre os dois países e, enfim, estabelecer convênios e parcerias entre instituições brasileiras e alemãs, promovendo a colaboração mútua”, pontua.

O caminho trilhado - a exigência básica para participação é que o candidato tenha menos de 12 anos de formado e possua alguma experiência profissional ou acadêmica de liderança. Todo o processo de seleção é realizado em inglês ou alemão. “Para aprimorar o idioma, contei com o apoio de vários professores lafaietenses, como Junior Felix, Accioli Lopes, Daniel Deeds e Isabela Assis”, explica.

Após a elaboração do Projeto, Álisson buscou uma instituição alemã que pudesse apoiá-lo, servindo como “host”. “Escolhi a Sociedade Brasil-Alemanha (Deutsch-Brasilianische Gesellschaft-DBG), sediada em Berlim e presidida pelo Dr. Georg Witschel, ex-embaixador da Alemanha no Brasil, Canadá e Indonésia. O contato inicial foi viabilizado pelos empreendedores Oskar Kedor e Carsten Mohr, que me introduziram aos demais membros da associação, incluindo meu orientador principal, o Dr. Carl-Christian Dressel, ex-membro do parlamento alemão. Tive o apoio importantíssimo de Alexander Schincko, brasilianista alemão que, além de me propiciar toda a estrutura necessária para mudança, tornou-se um grande amigo”, acrescenta.

Ao fim do processo de inscrição, foi necessário encaminhar uma vasta documentação, que incluía cartas de apresentação elaboradas pelo Dr. José Aluísio (juiz de Direito), Dr. Patrus Ananias (deputado federal) e Dra. Zilda Helena (ex-vereadora e secretária municipal de Lafaiete). Após mais de cinco meses de avaliações, o lafaietense foi selecionado para a fase final do processo, que inclui entrevistas destinadas a comprovar capacidade de liderança, background profissional e outras habilidades necessárias para ocupar a posição de ‘German Chancellor Fellow’.

“Toda a experiência adquirida na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), onde atuei como professor e diretor-acadêmico, bem como na 1ª Vara Criminal da Comarca de Conselheiro Lafaiete, onde fui assessor, foram primordiais para esta conquista, que compartilho com meus pais, minha irmã Lizandra, meu primo Otávio, meus amigos e todos os meus ex-professores, que tanto se dedicaram para que eu pudesse me tornar uma pessoa melhor”, finaliza.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 11/06/2023 - 13:20


Comente esta Notícia