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Compras por impulso: especialista em comportamento do consumidor explica o que é e como evitar esse hábito



Reprodução Internet


 

Você já sentiu uma vontade repentina de comprar aquele sapato que é a sua cara ao vê-lo na vitrine da loja? Ou aquela blusa oficial do seu time que está na promoção?

Para  a especialista em comportamento do Consumidor e educadora financeira, Thaís Mara Lopes Henriques comprar gera, em algumas pessoas, uma sensação de prazer enorme, mas quando se perde o controle e se compra por impulso, pode se começar a desenvolver um sério problema. “A esse comportamento damos o nome de compras por impulso. Esse comportamento é comum principalmente naquelas pessoas que já possuem em sua personalidade uma determinada característica: a impulsividade”, explica Thais.

De acordo com especialistas, no cérebro existe um circuito chamado de sistema de recompensas. Simplificadamente, quando se consegue algo que quer, tal circuito faz a pessoa se sentir bem. Ele se ativa liberando a dopamina, o neurotransmissor do prazer. Isso libera outro componente, a serotonina. Sendo assim, pode-se dizer que a pessoa quase “compra” a “felicidade”. A grande questão é que esse bem-estar é meramente temporário, mas as consequências de atos financeiramente desmedidos podem não ser.

Após a euforia que rodeia a aquisição de algo novo sem necessidade e/ou condição, a culpa, decepção e tristeza podem tomar conta, principalmente se for algo adquirido por impulso ou influências externas. "No intuito de anular essas emoções negativas, a pessoa pode ser levada, novamente, a comprar impulsivamente, e assim, sem perceber, um novo ciclo vicioso é gerado. Como se já não fosse o suficiente, uma pessoa que tende a comprar de forma descontrolada pode se tornar uma compradora compulsiva. Neste caso, um acompanhamento psicológico é necessário a fim de amenizar o problema”, alerta a educadora financeira.

Alguns psicólogos e pesquisadores defendem que as compras impulsivas são uma tentativa de regular o próprio humor ao gerar mais sentimentos agradáveis e diminuir aqueles desagradáveis como: vazio, solidão e tristeza. Porém, esse comportamento é imediatista e o prazer não se sustenta por muito tempo. Para evitar tal comportamento, é importante entender o que esta sentindo naquele momento e refletir:

1. Este produto que desejo comprar me é de fato necessário?

2. Será que a compra deste item vai me resultar em uma melhor qualidade de vida?

3. Quais outros gastos terei ao adquirir este produto?

“Qual âmbito você acha que interfere mais no processo de compra do consumidor no ambiente online: racional ou emocional? O consumidor sabe que comprar pela internet envolve muito mais do que simplesmente escolher o menor preço. Embora esteja comprovado que compras online são feitas de forma mais racional, o emocional interfere inquestionavelmente”, destaca a especialista.

Como evitar compras por impulso

1. Busque entender que desejar algo é diferente de necessitar, portanto, reflita e desiste de compras sem real utilidade;

2. Não compre imediatamente. Retorne em outro dia e pesquise preços em outros lugares para de fato decidir se você realmente precisa do produto almejado;

3. Descubra quais são os gatilhos externos ou internos que te incentivam a comprar;

4. Muito cuidado com o cartão de crédito! Lembre-se que cartão também é dinheiro, que os juros são altíssimos e que os bancos querem que você o utilize sem restrições. Será por quê?

5. Diversifique suas fontes de prazer! Não use as compras como forma de se sentir bem. Perceba que o prazer pode vir de através de um hobby, uma boa conversa ou através do contato com a natureza.

“De forma nenhuma tento lhes convencer de que comprar não é necessário. Comprar pode ser um meio pelo qual as pessoas se descobrem e se expressam. Investir em experiências é um ótimo exemplo para a afirmação acima. O sapato ou a camisa do seu time é uma forma de mostrar a sociedade quem você é, entretanto eles são bens materiais e tem vida útil. Porém ao contar o que você sentiu ao pular de para quedas ou quando chegou ao topo da Serra da Canastra, também pode ser formas de expressar e se descobrir. Lembrem-se produtos acabam, doamos, enjoamos, já experiências vivemos e sempre nos recordamos”, finaliza.

Especialista em comportamento do Consumidor e educadora financeira, Thaís Mara Lopes




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Postado por Rafaela Melo, no dia 31/05/2023 - 17:41


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