A Biomedicina possui mais de trinta e cinco áreas de atuação, dentre elas, encontra-se o Banco de Sangue. Nesse ambiente, o trabalho do biomédico abrange todo o processo de análise e preparação da bolsa de sangue passando pelas etapas de preparo dos hemocomponentes do sangue (plaquetas, plasma, concentrado de hemácias), testes pré-transfusionais, além de atuar na bancada realizando teste de compatibilidade e tipagem sanguínea, liberando, assim, a bolsa para a infusão no paciente.
No Hospital e Maternidade São José, a biomédica Fernanda Carvalho tem papel atuante na interface entre o banco de sangue da Instituição e a Fundação Hemominas e com a equipe multidisciplinar do hospital; tem a função de auxiliar e supervisionar a equipe na condução de intercorrências no processo pré e pós-transfusão, além de buscar soluções para garantir a eficácia dos processos, com o objetivo de manter a qualidade e segurança do serviço ofertado ao paciente.
A Fundação Hemominas - unidade de São João Del Rey, realiza semanalmente a reposição das bolsas de sangue conforme demanda e estas ficam em estoque no Banco de sangue do HMSJ. Por prescrição médica, o banco de sangue é acionado, e a equipe realiza a coleta de uma amostra do paciente e posteriormente inicia-se os testes pré-transfusionais (tipagem sanguínea e compatibilidade). Após atestada a compatibilidade, a bolsa é entregue no setor do HMSJ que fez solicitação para a infusão no paciente.
O HMSJ realiza, em média, a transfusão de 220 bolsas mensais. Os setores que apresentam maior demanda são a Urgência e Emergência, uma vez que o hospital é porta aberta para traumas, além do suporte ao CTI da instituição, onde os pacientes apresentam quadro críticos em que, geralmente, eles necessitam de sangue.
Fernanda alerta que o estoque de sangue está em nível crítico, o que causa preocupação, visto que, atualmente, o número de acidentes vem crescendo na nossa região. Portanto, estamos em busca, constante, de doadores para aumentar o estoque para que o banco de sangue do HMJS continue atendendo a todos que necessitam.
Quando se trata de transfusão é sempre importante os pacientes terem conhecimento sobre o seu tipo sanguíneo, e recomendamos que mantenham essa informação junto com seus documentos ou que seu acompanhante tenha esta informação, pois em caso de acidente grave, com perda significativa de sangue que não haja tempo hábil para realizar os testes pré- transfusionais, essa informação pode ajudar a salvar a vida do paciente, caso não haja estoque de sangue tipo O negativo.
Aproveitando a oportunidade, reforçamos a importância da doação e deixamos aqui um convite para que a população doe sangue. Uma pessoa pode salvar até 4 vidas. Para fazer a doação o doador precisa: ter entre 18 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; estar bem alimentado; estar em boa condição de saúde. As doações acontecem todas as quartas no PACE - Posto Avançado de Coleta Externa de Conselheiro Lafaiete e são, previamente, agendadas no HMSJ pelos telefones 37696985 / 999478194.
Equipe do Banco de Sangue do HMSJ
Contatos
(31) 3769-6961
secretaria@saojosehospital.com.br
Rua Dom Pedro I, nº 340 - Bairro Alto Vista Alegre - Cons. Lafaiete - MG - CEP: 36.406-056
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 29/03/2023 - 11:20