Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,090
Comunidade


Alto Paraopeba e Vale do Piranga: Estradas sem infraestrutura impõem perigo a motoristas




 

As fortes chuvas que seguem castigando a região deixam seu rastro de destruição não só dentro das cidades, onde destroem casas e espaços públicos, mas também na ligação entre elas. Crateras se abrem em vias como a MG-482 (Lafaiete a Piranga), MG-833 (Lafaiete a Queluzito/Casa Grande), a MG-129 (Lafaiete a Ouro Branco/Ouro Preto), MG-383 (BR-040 a São Brás, Entre Rios, Lagoa Dourada), MG 030/ MG443 (Ouro Branco a BR-0 40), e as estradas de Santana, MG-405 (Caranaíba à Santana dos Montes), entre outras. Com frequência, também estão sendo registrados deslizamentos de terras, que chegam a interditar vários trechos, forçando o trânsito em apenas um dos lados da via, ou mesmo provocando a interrupção total.

A lista de problemas é extensa: o desvio improvisado na MG-443, acesso de Ouro Branco à BR-040, já está fazendo um ano. A MG-030, que também dá acesso à BR-040, está intransitável em muitos trechos devido à ausência de sinalização horizontal e vertical e à pista extremamente danificada. E a MG-129, no sentido que faz a ligação de Ouro Branco com Lafaiete, está com trânsito em meia pista em um trecho por conta de uma enorme erosão, além dos inúmeros buracos na via. E, no sentido que faz a ligação com Ouro Preto, também há problemas com pista danificada e ausência de sinalização.

Em denúncia enviada ao Jornal CORREIO, um ouro-branquense criticou a demora em resolver o problema na MG-443. “Desde que foi improvisado um desvio não pavimentado, paralelo ao eixo principal da estrada, têm acontecido diversos acidentes no local, aliado à grande quantidade de buracos do desvio, que tem avariado veículos automotores e também bicicletas. Instado a respeito, o DER apenas responde no gerúndio, que ‘está verificando’ e ‘está licitando’. Trata-se do principal acesso à cidade de Ouro Branco. Precisamos do apoio da imprensa nessa empreitada.”

Ouvido pelo Jornal CORREIO, o DER-MG afirmou que já fez os levantamentos topográficos para detalhamento e desenvolvimento do projeto de engenharia para recuperação do local, e após a conclusão desta etapa, os serviços serão licitados. Técnicos do Departamento permanecem com o monitoramento do local, que está sinalizado. E foram instalados dois redutores de velocidade (lombadas) para redução da velocidade e segurança dos motoristas que trafegam nesta rodovia”. A nota é assinada pela Assessoria de Comunicação Social do órgão estadual.

Indignada com a situação em que se encontra a MGs, a professora Cláudia Guerra criou um abaixo-assinado virtual para denunciar e cobrar soluções para o problema: “Moro em Congonhas, mas trabalho em Ouro Branco. Faz 4 anos que utilizo, de maneira constante, a BR-040 e as MGs 30 e 443. Sempre observei vários problemas, como: buracos no asfalto, pedras que caem das carretas e afetam o vidro dos carros, falta de sinalização e de iluminação, faixa contínua apagada ou sem marcação, carretas em alta velocidade e que atravessam o asfalto, o que aumenta o risco de acidentes. Eu mesma perdi uma amiga muito querida, que sofreu um grave acidente na estrada MG-30 próximo ao distrito de Lobo Leite”, detalha.

Para chamar atenção para o assunto e cobrar soluções das autoridades, a professora criou um abaixo-assinado virtual (https://chng.it/zb6CMCmkTK) e um grupo de discussão no WhatsApp, que inclui moradores e autoridades das duas cidades. “As pessoas têm o direito de sair de casa para trabalhar sem medo de perder a vida. O trânsito seguro começa pelo cuidado do poder público com nossas estradas e também com a conscientização dos motoristas em zelar pela vida”, reforça a denunciante.

Quem também comprou essa briga foi a Câmara de Ouro Branco. No dia 6 de janeiro, o Legislativo iniciou uma campanha pedindo ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) que faça intervenções de infraestrutura, manutenção e segurança. a presidente da Casa, vereadora Nilma Silva, está em contato com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para a realização de uma Audiência Pública na cidade para debater a questão, chamando todos os envolvidos para a busca de soluções.

Muitos buracos tomam conta da MG-482, que liga Lafaiete a Piranga

Cratera na MG-129, de Lafaiete a Ouro Branco, está cada vez mais próxima da estrada

Com afundamento de pista na MG-443, foi necessário fazer um desvio

Trânsito pesado e condições ruins da estrada deixam a MG-30 perigosa

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 29/01/2023 - 13:20


Comente esta Notícia