Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,090
Comunidade


Risco de chuvas intensas deixa autoridades da região em alerta



Frances Santana / Jornal CORREIO


 

Um alerta da Defesa Civil de Minas Gerais informou que deve haver fortes chuvas no estado, nos dias 5 e 6 de janeiro. Segundo a entidade, o volume de pode chegar a 200 mm em algumas localidades. As chuvas são causadas pelo avanço de uma frente fria pelas regiões Central e Sul de MG, conforme dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As localidades com possibilidade de maior incidência, segundo os modelos meteorológicos são as regiões Central, Zona da Mata e Campos das Vertentes.

Carandaí foi uma das cidades que já recebeu um grande volume de precipitações. De acordo com uma reportagem do jornal Estado de Minas, foi maior volume de chuvas registrado no Brasil: “Segundo levantamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 117,1 mm de chuva na estação pluviométrica de Hermilo Alves”, escreveram.

Com a possibilidade das fortes chuvas, entidades regionais também divulgaram alertas. A Prefeitura Municipal de Ouro Branco pediu atenção dos moradores da área urbana e rural e deu dicas de segurança: “Evitem estacionar carros em baixo de outdoor ou árvore e trafegar em áreas já conhecidas como pontos de alagamento. Solicitamos atenção, principalmente, dos moradores que residem próximo à área de encosta ou de riacho. Fiquem vigilantes”.

Já a Prefeitura de Congonhas publicou um vídeo com as ações que já tomou.

Dicas de Segurança da Polícia Militar

O 31° Batalhão de Polícia Militar reforçou que o período de chuvas intensas exige atenção redobrada: “Estamos em um período do ano em que as chuvas se tornam mais frequentes. Também é bem comum as pessoas escolherem essa época do ano para viajar. E é justamente nesse momento que a PM procura reforçar a segurança nas estradas e se preocupa em orientar a população com dicas de prevenção para evitar possíveis acidentes”, escreveram na nota. Confira as dicas da PM:

• As recomendações são para que as pessoas permaneçam em suas residências em casos de chuvas intensas ou trovões, observando se o local não oferece risco de desabamento. Além disso, é importante que o cidadão procure sempre ficar longe de árvores, janelas ou próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

• Para quem estiver fora de casa é importante procurar um local para se abrigar e se estiver dirigindo, o mais prudente é estacionar o veículo em local seguro e se abrigar.

• Se o cidadão morar ou trabalhar próximo a rios e lagos, é prudente ficar atento ao nível da água, pois a pessoa poderá ficar isolada caso o nível esteja subindo. Atentar-se também em reunir amigos e familiares para necessidade de se abriguem em local seguro. Como precaução, deixe lanternas e baterias sempre por perto.

• Para os condutores, a Polícia Militar recomenda a sempre manterem a distância de segurança, tal conduta já é recomendada em tempo seco e em dias de chuva é fundamental. Uma distância segura é cerca de dez metros, o que equivale a mais ou menos dois carros.

• Importante falar sobre o cuidado com a aquaplanagem que é quando ao passar por cima de uma lâmina d’água, o carro perde o contato direto com o asfalto e derrapa. Para evitar a armadilha, tenha sempre os freios em dia e os pneus em bom estado.

• Se a chuva estiver muito forte, pare o carro. Percebendo que a visibilidade está ficando prejudicada, tanto que nem o limpador de para-brisa está dando conta do recado, o mais indicado é parar no acostamento ou em um local seguro e aguardar a tormenta passar. Não esquecendo de ligar o pisca-alerta.

• Use farol baixo. O farol alto reflete diretamente nas gotas de chuva, prejudicando a sua visão e a dos outros condutores.

• Evite ultrapassagens. A pista molhada torna qualquer manobra muito mais arriscada. Por isso, avalie se a ultrapassagem é realmente necessária, principalmente se você estiver numa pista de mão dupla.

• Cuidado com vias alagadas. Nunca tente trafegar por uma via alagada sem ter plena certeza da profundidade de todo o trajeto. Observe os veículos que estiverem passando. Se a água chegar à altura da metade da roda, dê meia-volta. Se resolver se arriscar, engate a primeira marcha e mantenha velocidade constante.

Como receber o alerta de chuvas

A Defesa Civil de Minas Gerais frequentemente divulga alertas sobre chuvas em suas redes sociais (Instagram e Twitter). Além disso, é possível receber os alertas via SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199. Dessa forma, o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens automáticas comunicando eventos severos na localidade indicada.

Com informações da Agência Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 05/01/2023 - 17:54


Comente esta Notícia