Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Região


Diretoria de Patrimônio Histórico de Congonhas realiza inventários de proteção e tombamento de diversos pontos do município




 

A prefeitura de Congonhas esteve em diversos pontos turísticos do município realizando novos Inventários de Proteção e Dossiês de Tombamento. A iniciativa faz parte do Programa ICMS Patrimônio Cultural e foi feita por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico. Os pontos contemplados estão localizados na região leste do município.

A função do inventário é proteger e demarcar, por meio de fichas com levantamentos arquitetônicos, históricos e descritivos. Os documentos são aprovados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Congonhas. Neste ano, 256 bens foram inventariados nas categorias de bens móveis, imóveis, imateriais, acervos, conjuntos urbanos, sítios naturais e sítios arqueológicos. O município tem atualmente 20 bens tombados legalmente e 04 bens imateriais registrados pelas esferas estadual e federal.

Está sendo finalizado o Dossiê de Tombamento do casarão à Rua Barão de Congonhas, nº 73, Matriz, onde o COMUPHAC realizou o tombamento do imóvel do Século XIX em 2021. O Dossiê será primordial para estabelecer diretrizes de recuperação do bem histórico, que se encontra em estado avançado de deterioração. Também está sendo feita complementação ao Dossiê de Tombamento da Estação Ferroviária de Congonhas, devido a recomendações do IEPHA.

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo oriundo da Lei Robin Hood, destinado à preservação e difusão do patrimônio cultural de Minas Gerais, gerenciado pelo IEPHA-MG por meio de repasse de verbas do imposto ICMS aos municípios que trabalham seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes.

Confira quais são os pontos:


• Ponte de Arcos Centenária;
• Monumento à Açominas (Bengalão);
• Paiol de Pedras da Fazenda Carreiras;
• Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Pires;
• Remanescente de um Canal de Pedras no bairro Primavera.

 




 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 27/12/2022 - 10:30


Comente esta Notícia