Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Saúde


JORNAL FOB - Equipe multidisciplinar de saúde: profissionais juntos no diagnóstico e tratamento do Alzheimer

O Hospital FOB conta com profissionais de diversas especialidades para acompanhar a pessoa portadora da doença



foto: divulgação FOB


 

A doença de Alzheimer é, hoje, considerada a principal causa de demência na população geral. Apesar de não ter cura, diversas medidas e tratamentos médicos podem influenciar na trajetória da enfermidade.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, cujos estudos indicam que pode ser causada por substâncias anormais acumuladas no cérebro. Essas substâncias interferem nas células cerebrais e acabam matando-as. Quanto mais células cerebrais morrem, menos o cérebro funciona. Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de brasileiros que vivem com alguma forma de demência e, 100 mil novos casos são diagnosticados por ano. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões e, segundo estimativas da Alzheimer’s Disease International, os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030 e 131,5 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população.

Ela é bastante conhecida por causar problemas na memória, especialmente na memória recente, mas, com a progressão do quadro, também prejudica a comunicação e o humor dos idosos, o principal grupo afetado pelo transtorno. Os geriatras são os médicos que mais tem contato com a doença, entretanto, uma equipe multidisciplinar é requisitada para realizar o acompanhamento e o tratamento de patologias consequentes, como por exemplo: neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psiquiatras.  
 
Essas especialidades podem ajudar a melhorar o bem-estar do paciente, começando por fazer o diagnóstico corretamente, diferenciando a doença de Alzheimer de outros tipos de demências, por exemplo.

Já durante os cuidados com o idoso, é fundamental que os profissionais de saúde conheçam os recursos disponíveis para o tratamento do paciente. Entre as estratégicas terapêuticas incluem-se a terapia cognitiva e a terapêutica farmacológica.

Hospital FOB

O Hospital FOB conta com diversos médicos nas mais variadas especialidades para acompanhar a pessoa com Alzheimer e amenizar os sintomas através das terapias que melhor se encaixam em cada quadro da doença.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 28/11/2022 - 17:13


Comente esta Notícia