Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Região


Inscrições para o 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal encerram-se dia 14 de novembro

Mantendo viva a tradição mineira, jurados terão a difícil missão de escolher a melhor iguaria




 

O queijo mineiro é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro

Conhecida nacionalmente como a terra do queijo, Minas Gerais reúne diversos municípios produtores da iguaria. A tradição é uma das mais antigas do país e remete ao século XVIII, quando colonizadores portugueses passaram adiante o conhecimento e a forma de produção. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é uma forma de manter a tradição viva, além de fortalecer os produtores em cada região. Em sua 15º edição, as inscrições já estão abertas.

Para participar, é necessário ser um produtor classificado nas etapas regionais do concurso. Em regiões onde não houver, é preciso ter um empreendimento legalizado junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou em serviços de inspeção federal/municipal. O concurso deste ano também irá escolher os cinco melhores queijos artesanais de Alagoa e Mantiqueira.

A inscrição acontece até dia 14, pelo formulário eletrônico disponível no site da Emater-MG ou presencialmente, nos escritórios da entidade. Cada produtor deverá enviar duas peças inteiras do queijo de casca lisa, do mesmo lote de fabricação até dia 28. O produto não pode conter nenhuma informação que o identifique. Os queijos enviados devem ter de 14 a 30 dias de maturação.

O evento acontece no dia 30 de novembro, na sede da Emater em Belo Horizonte. O júri será formado por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com experiência na área com a difícil missão de escolher o melhor queijo. Todos os participantes receberão certificado de participação. Os cinco primeiros classificados ganharão troféus.

O queijo mineiro é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2008. Todo o processo de fabricação mantém a tradição artesanal, sendo produzido com leite cru. Segundo levantamento da Emater, há 7.063 estabelecimentos produtores em MG.
São regiões reconhecidas oficialmente como produtoras do Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro, Serras de Ibitipoca e Entre Serras da Piedade ao Caraça.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 12/11/2022 - 10:00


Comente esta Notícia