O mês de outubro terminou e com ele a campanha Outubro Rosa que reforçou a prevenção contra o câncer de mama. A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesse período diversas ações de conscientização em toda as regiões da cidade, como palestras, rodas de conversa, caminhadas, ações educativas na Feira do Produtor Rural e Praça JK. Foram efetivadas, nessa ocasião, 591 solicitações de mamografia de mulheres entre 45 a 70 anos.
A atenção para a prevenção contra o câncer deve acontecer durante todo o ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Ele é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.
Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. A realização da mamografia anual no Brasil é lei e deve ter início a partir dos 50 anos. No entanto, mulheres com histórico familiar de câncer de ovários e/ou mama devem iniciar a prevenção antes e a idade certa é definida pelo médico.
Por Letícia Tomaino – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/11/2022 - 11:50