Foto: Reprodução/Sindijori
COLUNA MG - 10 de outubro
Rede de Notícias do sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Furnas pode voltar a operar com 100%
Depois de 11 anos, a Hidrelétrica de Furnas pode voltar a operar com 100% do seu volume útil. É o que dizem especialistas, que acreditam que o reservatório deva alcançar a capacidade de 768 metros no fim do período chuvoso, em fevereiro do ano que vem. Furnas chegou a operar com menos de 10% da capacidade em 2011. Nos últimos 10 anos, foram muitas vezes em que o sinal de alerta foi ligado. A água foi ficando longe. Mas agora é diferente. Estudiosos projetam que o lago pode chegar a 768 metros, ou seja, 100% de sua capacidade, depois de mais de uma década. (Últimas Notícias – Formiga)
Dependentes com tratamento gratuito
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população brasileira atual tem alguma dependência química. Isso totaliza um contingente de 12,4 milhões de pessoas. Os números mostram que a dependência química no país é uma realidade que precisa ser encarada, uma vez que, instalada a dependência, raramente uma pessoa consegue restabelecer o seu equilíbrio sozinha. E uma das formas de se tratar o problema é por meio do acompanhamento profissional. Na região de Conselheiro Lafaiete, a Comunidade Terapêutica Bom Pastor atua há 23 anos no tratamento gratuito e voluntário para portadores de dependência química (álcool e drogas). (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Bombeiros eliminam risco de acidentes
O 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para ocorrência de queda de árvore em via pública, na rua Joaquim Antônio de Morais, no bairro Junqueira. De imediato uma guarnição deslocou ao local para o atendimento desta ocorrência. No local foi constatado que uma árvore de aproximadamente 10 metros de altura caiu na via pública, obstruindo parte da rua. Após sinalizar o local e utilizando motosserras e outros materiais de apoio, os bombeiros militares realizaram o corte e liberaram a pista, eliminando assim o risco de acidentes no local. Os trabalhos no local perduraram por aproximadamente duas horas. (Gazeta Pontal de Minas – Ituiutaba)
Colégio receberá o Caminhão Maker
O LabMaker Móvel, do Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), estará estacionado nas dependências do Colégio Municipal de Poços de Caldas, nos horários das 07h às 13h30 e das 19h30 às 22h. Dentro do caminhão, os alunos do colégio poderão entrar em contato com a cultura maker, através de kits de robótica, arduíno, Lego, impressora 3D e computadores. Os estudantes poderão realizar diversos experimentos, como a impressão 3D de uma peça. (Folha Regional – Muzambinho)
Teleférico passa por testes
A Secretaria de Turismo de Poços de Caldas vem realizando testes de segurança e funcionamento do Teleférico. Esta é a última etapa antes de colocar o equipamento em funcionamento novamente. Parado desde 2019, após um acidente durante manutenção, o Teleférico, que é o principal atrativo turístico da cidade, deverá ser retomado nos próximos dias. Os investimentos para a completa revitalização foram de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Foram realizadas diversas intervenções, como reforma total das cabines, troca da fiação elétrica, dos pendurais das cabines, de toda a parte mecânica, do sistema de automação, do sistema de freios, dos banheiros, no alto da serra e das estações de embarque/desembarque. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
Univale vai fazer casamento civil
A 14ª edição do Balcão da Cidadania acontece no próximo dia 22 de outubro: entre os serviços gratuitos mais esperados pela comunidade, o casamento civil gratuito se destaca. Para os interessados em oficializar a união, as inscrições já começaram, e devem ser realizadas no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), do curso de Direito, que é o responsável pela iniciativa, inscrições e Podem se inscrever casais que já moram juntos há mais de um ano, com a possibilidade da data do casamento ser retroativa ao tempo que o casal está junto. Isto é, na documentação constará todos os anos anteriores de união estável, e não só a partir da data da realização do casamento civil. (Jornal Cidade – Governador Valadares)
200 kg de drogas incinerados
A Polícia Civil incinerou mais de 200 quilos de drogas apreendidas na comarca de Caratinga. A incineração aconteceu no final de semana em uma cerâmica. Foram exatamente 222 quilos de maconha, quase dois quilos de cocaína e 15 gramas de haxixe.De acordo com o delegado Luiz Eduardo Moura Gomes, a incineração significa o encerramento de um ciclo do combate ao tráfico de drogas. “Esse combate começa no momento da apreensão, depois são feitos laudos periciais, toda droga apreendida passa pela perícia técnica, constatando se realmente a substância é proibida. Sendo proibida inicia-se o processo pelo tráfico de drogas, e feito o laudo pericial o poder judiciário já pode determinar a destruição da droga. Isso é feito durante todo ano”, explicou o delegado. (Diário de Caratinga)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 10/10/2022 - 13:54