Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 16° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,109
Comunidade


Projeto Eleitor do Futuro: Juíza realiza palestra para alunos da Escola Municipal Napoleão Reis




 

Foi ministrada no dia 26 de setembro, na Escola Municipal “Napoleão Reis”  para os alunos do Ensino Médio, uma palestra sobre o "Projeto Eleitor do Futuro", pela juíza eleitoral da 87ª Zona Eleitoral, Dra. Célia Maria Andrade Freitas Corrêa. Participaram do evento a promotora da Justiça Eleitoral, Dra. Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, os voluntários da Secretaria Geral Eleitoral, José Eustáquio Pereira, Geraldo Dias Paes, o professor Luiz Paulo Rivelli, a diretora de Ação Pedagógica da SEMED professora Edilvânia Valéria Diniz Vieira Resende, a inspetora educacional Maria da Glória Souza Araújo e o diretor Luiz Rafael Vitoreti.

O professor Rivelli deu início aos trabalhos explanando sobre o projeto e seu objetivo maior que é o de despertar nos estudantes a consciência da importância de participar do processo de escolha dos governantes, lembrando a conquista recente (1988) da possibilidade de participação dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral.

A juíza Dra. Célia compartilhou experiências que aconteceram durante os processos eleitorais dos quais já participou e de como iniciou seu interesse pela política. A magistrada fez, também, um apelo sobre a necessidade dos alunos presentes procurarem se inteirar sobre os candidatos políticos da região e o histórico de trabalho deles. Ressaltou, ainda, a importância da colaboração dos alunos na distribuição e recolhimento das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições no dia 2 de outubro,  assim demonstrando o aprendizado dos valores de cidadania.

Respondendo aos questionamentos dos alunos, a juíza explicou o processo de funcionamento da urna eletrônica, a impossibilidade de fraude, bem como a novidade de intérprete de libras disponibilizada na própria urna e, ainda, a necessidade de portar um documento com foto no ato da votação, o acesso ao aplicativo e-título para saber o local de votação. A juíza finalizou elogiando e agradecendo a parceria entre a Justiça Eleitoral, SEMED e a Escola Municipal “Napoleão Reis”.

Integrando a equipe, a promotora Doutora Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara mencionou o caráter engrandecedor do projeto, enfatizando o valor desta parceria e parabenizando os alunos pela participação no processo eleitoral. Segundo a promotora, “A mudança no mundo, começa dentro da gente!”




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/09/2022 - 16:03


Comente esta Notícia