Uma das principais preocupações de hospitais e outros setores médicos é com as infecções hospitalares. Segundo o Ministério da Saúde, a higienização de instrumentos e utensílios médicos é de extrema importância para evitar a disseminação de fungos, bactérias e vírus.
Por isso, o Centro de Material e Esterilização tem um papel muito importante. Dentro de hospitais, clínicas e outros departamentos de saúde, o CME é o local onde são processados os artigos médicos, como utensílios e roupas cirúrgicas, por exemplo.
Na Central de Material de Esterilização do Hospital FOB, os procedimentos de esterilização são realizados por meio do vapor saturado sob pressão, o chamado autoclave. Ele tem como função a esterilização de materiais que são utilizados nos processos cirúrgicos. Através da utilização de calor úmido sob pressão, é garantida a eliminação dos micro-organismos contaminantes. O uso desse equipamento traz uma maior segurança tanto para os pacientes, quanto para os funcionários que farão uso do material esterilizado.
O CME FOB é uma unidade de apoio técnico a todas as unidades assistenciais, responsável pelo processamento dos artigos, como instrumental, roupas cirúrgicas, entre outros. Esse processo envolve: limpeza, inspeção, preparo (montagem da carga de esterilização), esterilização, guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades consumidoras da instituição.
Além disso, é o local onde se é realizado assistência indireta ao paciente, garantindo segurança, prevenção e controle de infecções, atendimento adequado e de qualidade.
Sendo assim, os profissionais de saúde que atuam no centro de materiais são tão importantes para a biossegurança e o cuidado com os pacientes quanto a equipe médica e de enfermagem que atendem às pessoas diretamente.
Como é realizado o processo de esterilização do CME FOB?
Os materiais dos setores são encaminhados para o CME em horários pré-estabelecidos, respeitando o fluxo no Hospital definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Ao serem entregues na área suja, os materiais passam pelo processo de inspeção, limpeza manual e automatizada (lavadora ultrassônica) e termodesinfecção (termodesinfectora). Após esse processo, os materiais são encaminhados para a área limpa onde se é realizado o processo de inspeção, preparo e esterilização.
Ao final do processo de esterilização na autoclave, os materiais são encaminhados para o arsenal onde são armazenados para serem dispensados para os setores/unidades. O tempo médio de todo o processo de esterilização é de duas horas e quarenta minutos.
Entre os diferenciais do Centro de Materiais de Esterilização do Hospital FOB, estão: o investimento em insumos de alta qualidade para realização de testes e monitoramento, controle rigoroso da qualidade da esterilização, a partir de indicadores químicos, biológicos, de limpeza e sujidade. Todas as etapas dos processos são realizadas de acordo com a Anvisa, e os colaboradores são capacitados para desempenharem tais tarefas.
O CME trabalha diariamente para que todo o manuseio e processo do material seja feito da forma mais correta possível, garantindo a segurança de cada um dos pacientes que utiliza os serviços do Hospital.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 09/09/2022 - 16:30