Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Região


Missa e lançamento de livro relembram nesta terça-feira os 100 anos de falecimento de Dom Silvério




 

Esta terça-feira, 30 de agosto, marca os 100 anos de falecimento de um ilustre filho de Congonhas: Dom Silvério Gomes Pimenta, o congonhense que se destacou em sua época chamando a atenção de toda sociedade e conquistando o respeito e admiração do Imperador por seus escritos e do Papa por sua intelectualidade e destreza na fluência de várias línguas.

Nascido em 12 de janeiro de 1840, o menino pobre e negro natural da região do atual Distrito de Alto Maranhão, em Congonhas, superou as dificuldades impostas pelo regime da escravidão que ainda era forte no Brasil e se tornou professor com apenas 16 anos. Também foi orador sacro, poeta, biógrafo, prelado e arcebispo de Mariana. Silvério tornou-se, ainda, o primeiro prelado eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1919.

Amante das letras e das salas de aula, Dom Silvério, empenhou-se durante sua vida em levar educação e conhecimento para as crianças mais pobres de sua época. Como jornalista, fundou e dirigiu periódicos, em Mariana, como O Viçoso, dentre outros, editados sob sua orientação. Depois de uma vida virtuosa, faleceu em Mariana, em 30 de agosto de 1922.

Para relembrar a data, nesta terça-feira, 30, às 19h, será celebrada uma missa pelo centenário de falecimento de Dom Silvério, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, acontecerá uma conferência sobre o bispo e o lançamento da reedição do livro "A Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso", que foi escrito por Dom Silvério.

E, para fazer memória deste dia e deste congonhense tão importante de nossa história, a Prefeitura de Congonhas convida a todos a assistirem o documentário "Tributo a Dom Silvério", produzido no ano passado e que faz um resgate histórico da vida de umas das mais expressivas personalidades do cenário brasileiro nos séculos 19 e 20.

O documentário que pode ser acessado através do link abaixo está disponível no site da Prefeitura e no Canal Congonhas no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=jNM1vwPLLAc&t=33s&ab_channel=CanalCongonhas

Texto e foto por Reinaldo Silva - Comunicação Prefeitura de Congonhas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/08/2022 - 14:00


Comente esta Notícia