Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Comunidade


Comércio de Lafaiete ficará aberto até às 18h no sábado, dia 11




 

O Dia dos Namorados está chegando e quem espera um período de lua de mel é o comércio. Depois do crescimento nas vendas observado no Dia das Mães, a expectativa é de manutenção da tendência de recuperação do comércio neste 12 de junho, com vendas melhores que no ano passado. “Entre os motivos para a esperada melhora relativa das vendas está, sem dúvida, o controle da pandemia de covid-19, o que está permitindo a volta à quase normalidade das atividades”, comemora o presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira.

Ainda de acordo com o presidente do Sindcomércio, o impacto da data comemorativa deve atingir cerca de 60% dos segmentos do comércio, com destaque para roupas e calçados, joias, perfumaria e cosméticos, artigos esportivos, livros, chocolates, bebidas e eletrônicos. “No geral, em torno de 50% de todas as empresas do comércio varejista terão as vendas influenciadas pela data”, projeta.

Em Lafaiete, especialmente os lojistas que vendem produtos voltados para a data estão muito otimistas e projetam vendas muito melhores que nos últimos anos. “Mesmo reconhecendo o momento econômico difícil, eles acreditam que, sem a pandemia, esse Dia dos Namorados vai ter mais clientes nas lojas. Além disso, as lojas já estão fazendo promoções direcionadas para o período para incentivar mais ainda as vendas”.

Outra medida que deve facilitar a vida de quem deseja dar um mimo para a pessoa amada será a ampliação do horário de funcionamento do comércio. Como parte do esforço para atender bem o cliente da cidade e região, o Sindcomércio-CL definiu o horário especial de funcionamento no sábado, dia 11 (véspera do Dia dos Namorados), até as 18h. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Sindcomércio.

Otimismo em alta

Segundo a pesquisa “Expec­tativas do Comércio Varejista – Dia dos Namorados 2022”, desenvolvida pelo setor de Estudos Econômicos, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), 80% dos empresários que sentem o impacto da data acreditam que os resultados deste ano devem ser superiores aos de 2021. “O Dia dos Namorados movimenta praticamente todos os setores do comércio, sensibilizando consumidores de diversas faixas de idade e renda.”, afirma a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

O estudo apurou os motivos que justificam o otimismo dos empresários. Para 42,8%, o valor afetivo da data deve fazer a diferença. Já para 30,9%, é o abrandamento da pandemia que deve resultar em vendas superiores. Por outro lado, entre os empresários com expectativa de resultados piores frente ao ano passado, 45,5% acreditam que o motivo principal é a crise econômica. Para as empresas que têm expectativas de melhores resultados neste ano, em relação à 2021, 78,4% informaram já terem recebido todas as encomendas e estão preparadas para as vendas da data.

Segundo a pesquisa, apenas 4,2% dos consumidores devem comprar com antecedência. O levantamento, realizado entre os dias 9 e 17 de maio, contou com a participação de 403 empresas de Minas Gerais.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 11/06/2022 - 12:51


Comente esta Notícia