Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,083
Região


Prefeitura de Ouro Branco alerta para o aumento de casos de dengue no município




 

A prefeitura de Ouro Branco divulgou um informativo sobre os casos de dengue no município. As perguntas e respostas foram elaboradas por meio da Secretaria de Saúde, tirando as dúvidas mais comuns sobre a doença. 

É importante destacar que a melhor prevenção é a eliminação de água parada, impossibilitando a reprodução do Aedes Aegypti. Para informações, dique 3938 1162 no Setor de Epidemiologia e 3938 1164 no Setor de Endemias.

1-Qual a atual situação da dengue no Município?

Sec de Saúde: Em 2022 até o dia 16/05, o município de Ouro Branco registrou um total de 29 casos prováveis de dengue, sendo que, desse total 10 foram confirmatórios para a doença.

2-Houve aumento no número de casos em 2022?

Sec de Saúde: Sim, uma vez que no histórico dos anos 2020 tivemos 39 notificações com 7 resultados positivos e o ano de 2021 com 5 notificações e 1 resultado positivo.

3-Qual o comparativo com o mesmo período no ano passado e com os últimos 5 meses?

Sec de Saúde: Em 2021, até o mês de maio, tivemos um total de 5 notificações, sendo 1 positivo e 4 negativos. Já em 2022 até o dia 16/05, o município de Ouro Branco registrou 29 casos prováveis de dengue, sendo que desse total, 10 foram confirmatórios para a doença.

4-Qual o nome da equipe da PMOB responsável pelo combate à dengue?

Sec de Saúde: Equipe de Agentes de Combate a Endemias.

5- Quantos servidores e quais ações são realizadas nas casas e com a população para conter o avanço dos casos?

Sec de Saúde: O Serviço de Endemias do Município conta com um total de 17 servidores que atuam na função de agentes de Endemias, cuja rotina de trabalho consiste em realizar ações de prevenção e combate aos riscos envolvidos com a dengue, orientando as famílias e visitando as casas uma a uma, para detectar possíveis riscos de vetores no domicilio e na comunidade. Durante essas visitas esses profissionais repassam instruções aos moradores alertando quanto aos riscos e perigos existentes quando há acúmulo de água nos recipientes domiciliares orientando quanto a medida correta a ser providenciada. Cabe também a esses servidores a realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios verificando se há recipientes que acumulem água como lixos, lonas e pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Outra ação também realizada por essa equipe são as vistorias em Pontos Estratégicos, que são borracharias, cemitérios, oficinas, ou seja, locais onde há muito acúmulo de materiais que podem se tornar criadouros. Como esses agentes estão em contato permanente com a comunidade ondem trabalham, eles conhecem os principais problemas da região e podem envolver a população na busca da melhor solução para combater essas questões que são prejudiciais à saúde das pessoas.

6-Qual a função e quais as atividades do Comitê de arboviroses?

Sec de Saúde: O Comitê Municipal de Controle a Arboviroses trata-se de um órgão intersetorial, com caráter consultivo e deliberativo no âmbito de sua competência, que visa a mobilização e participação dos diversos segmentos do município de Ouro Branco nas ações de controle e combate à dengue, Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela. Funções do comitê: I – Desenvolver e avaliar as ações de prevenção e promoção do controle à dengue, chikungunya, Zika Vírus e febre amarela com base nos indicadores estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle as Endemias. II – Elaborar programas permanentes, uma vez que não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível; III – Desenvolver campanhas de informação e de mobilidade da população, de maneira a se criar maior responsabilização de cada família na manutenção de seu ambiente doméstico livre de potenciais criadouros do vetor; IV – Aprimorar os trabalhos da vigilância epidemiológica e entomológica a fim de ampliar a capacidade de detecção precoce de surtos da doença; V – Promover, orientar e colaborar para melhoria da qualidade do trabalho de campo de combate ao vetor; VI – Integrar ações de controle da dengue, Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela na Atenção Básica, com a Mobilização das Equipes da Saúde da Família (ESF); VII – Utilizar instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros, em imóveis comerciais, casas abandonadas, terrenos baldios, dentre outros. VIII – A atuação setorial por meio do fomento a destinação adequada de resíduos sólidos e a utilização de recipientes seguros para armazenagem de água; IX – Desenvolver instrumentos eficazes de acompanhamento e supervisão das ações desenvolvidas no município; X – Implementar ações educativas contra a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela na rede de ensino infantil, fundamental, médio e universitário; XI – Adotar mecanismos de divulgação (imprensa, mídia, etc.), durante todo o ano na prevenção e controle da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e febre amarela.

7-Quais os canais disponíveis da SMS para informações e dados sobre o combate a dengue.

Sec de Saúde: Essas informações podem ser obtidas através dos números 3938 1162 no Setor de Epidemiologia e 3938 1164 no Setor de Endemias.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 02/06/2022 - 19:45


Comente esta Notícia